Desilusão

Pois é.. É verdade. Cá em casa em todos os Pc’s o link a net e rede é feito por wireless. Enfim, modernices poderão dizer alguns.
Quando há um ano atrás decidi investir nisto adquiri um SMC 2804 WBR (se não me falha a memória), e uma placa PCMCIA SMC 2835. A PCMCIA já deu o que tinha a dar, e devido a isso tinha que comprar uma nova. Como em virtude de mudança de casa adoptei o critério zero fios, também resolvi adquirir uma PCi para o PC.
Após alguma pesquisa de mercado, encontrei umas simpáticas placas de marca Zaapa na Chip7 muito baratas, comparativamente com Linksys, Dlinks e afins.
Lá adquiri as duas, sendo que mais tarde em busca de drivers linux, rapidamente cheguei a conclusão, que estas não eram mais do que placas da Cnet, comercializadas com este rótulo.
Após mais investigação, conclui que a Cnet vendia as placas baseadas num chipset da Ralink, os quais até têm os drivers para as mesmas.

Enfim… obviamente que passei a usar os drivers destes visto serem bastante mais desenvolvidos que os primitivos que a zaapa juntou.

Há tempos vi um review numa Bit, em que falava das ditas Cnet’s, e realmente agora comprovo.
Para placas de 54 Mbps estão bastante abaixo dos valores de transferência expectáveis.
Não passam dos 16000 Kbps, ou seja aproximadamente 1.6 Mbps…. sim teoricamente deveria dar 54 Mbps, assumindo que estou a fazer uma transferência na rede Interna, com o Servidor ligado por RJ45 a 100 Mbps.

Resumindo… quando o preço é baixo o povo desconfia, mas prontos, em termos de estabilidade e problemas são excelentes, podendo assim concluir que tem uma boa qualidade preço.

Contudo efectivamente, migrar tudo para Linksys era uma excelente ideia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *