Cartão do Cidadão e funcionalidades

Pois, parece que é desta: Fiz na passada semana o meu pedido de cartão de cidadão, devido a todas as mudanças de morada.

Dado tal aproveitámos e a malta lá no trabalho mandou vir um lote de leitores de smartcards do DealExtreme – http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.25899 – muito mais baratos que os leitores em Portugal.

Vamos lá ver como vai correr isto, e concretamente se isto me permite identificar em sitios de forma segura. Pelo menos o Sapo e mais um ou dois já têm interface web para usar o CC. Bom bom era mesmo poder todas as minhas passwords dentro do cartão: já ouvi falar que têm um bloco de notas, mas precisava mesmo era que estivesse encriptado. Pode ser que dê um bom token para fazer AUTH em sistemas.

sku_25899_2_small

Que funcionalidades electrónicas tem o Cartão de Cidadão?

Actualmente, o Cartão de Cidadão possui as seguintes funcionalidades:

  • Autenticação Internet – O Cartão possibilita a autenticação em sites na Internet, utilizando para isso o certificado digital de autenticação presente no chip do cartão;
  • Assinatura electrónica qualificada – O cartão possibilita, por exemplo, a assinatura electrónica qualificada de documentos e e-mail;
  • Armazenamento de notas pessoais do cidadão – O cartão dispõe de um espaço no chip que permite o armazenamento livre de informação (texto) – espaço disponível limitado. Pode, por exemplo, servir para o cidadão armazenar contactos de emergência, etc.;
  • Verificação de impressão digital – Trata-se de um funcionalidade que permite a verificação presencial do titular do documento. O Cartão de Cidadão possui uma aplicação que compara a leitura recolhida no momento de uma impressão digital do cidadão com os dados da impressão digital existentes no cartão. Ao realizar a operação de comparação no chip, garante-se a total confidencialidade das impressões digitais do cidadão, que em instante algum são transmitidas para fora do chip. Este serviço está disponível, em primeira instância, aos serviços de identificação da Administração Pública.

Posteriormente será introduzida mais uma funcionalidade:

  • Autenticação Telefone – O cartão possibilita a geração de uma palavra-chave única gerada no momento para ser utilizada nas interacções telefónicas que requeiram autenticação segura.
  • 4 Comments

    1. Respondendo a mim próprio:

      O que é o Bloco de Notas do Cartão de Cidadão?
      Trata-se de uma área no Cartão de Cidadão, de leitura livre, reservada à utilização do titular e limitada ao espaço disponível, na qual o cidadão pode escrever os dados que entender. Toda e qualquer informação registada nesta área só pode ser gravada ou alterada com a colocação do código pessoal (PIN) do titular do Cartão de Cidadão.

      Parece que vou deixar de usar a minha pen com fingerprint 🙂

    2. Tão tens um certificado digital e ainda queres armazenar passwords? useless…

    3. Então e todas as outras passes dos outros sistemas que não são compativeis ?

    4. Boas,

      Já recebeste o leitor? Confirmas que funciona sem problemas e faz o mesmo que o que se vende na loja do Cidadão?

    Leave a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *