Ainda o Windows 3.11

Na sequência do post de ontem acerca da instalação do Windows 3.11 o Luis Silva sugeriu a instalação do Windows 3.11 com o DosBox.

Ora fui experimentar e é de facto bem mais simples… pena é não ter rede.

A instalação é simples e é feita assim, sendo que no meu caso uso Windows 7 x64:

– Instalar o Dosbox para “c:\Program Files (x86)\DOSBox-0.74” e criar dois subdirectórios para utilizar como drive “c:” e drive “d:” C:\DOSBox\DiskC e C:\DOSBox\installs

– Adicionar as linhas de mount no “dosbox.conf” para fazer o mount automático destes directórios e alterar o teclado para Português.

Para tal executar o bat “DOSBox 0.74 Options.bat” que está em c:\Program Files (x86)\DOSBox-0.74 e na secção abaixo acrescentar os mounts:

[autoexec]
# Lines in this section will be run at startup.
# You can put your MOUNT lines here.
mount c: “C:\DOSBox\DiskC”
mount d: “C:\DOSBox\installs”
c:
keyb po

– Pode encontrar o Windows 3.1  no Classic Gaming, ou utilizar este do Baixe.Info que está em Espanhol e têm ainda o MSDos 6.22 (essa bomba que não vai ser necesária neste caso dado que o DosBox serve perfeitamente) e copiar os conteúdos de todos os subdirectórios (Disk1, Disk2 … , Disk7 para “C:\DOSBox\installs”, executar o Dosbox, mudar para a drive “d:” no Dosbox e correr o setup.exe ou instalar.exe (Windows do Classic Gaming ou Windows do Baixe.info)
Agora sempre que quiserem arrancar com o Windows 3.1 basta (após entrarem na shell do Dosbox):
cd windows
win
E faço das palavras do Luis as minhas: “E está pronto a usar! (o que quer que seja que alguém faça hoje em dia com o Windows 3.1 :oP).”

Nem perdi muito tempo a configurar o DosBox mas o 58 MB livres que ele têm são mais que suficientes para esta “coisa” correr…. na altura discos de 20MB e RAM de 4MB  eram luxos (se não estou em erro!)

Mais uma vez… para rede julgo ser necessário o VirtualBox, mas penso que ninguém precisa disto para navegar na net hoje em dia 🙂

Até se encontram coisas que na altura eram …. como hei-de dizer… impensáveis? São hoje banais acessos VPN 🙂

Como podem imaginar isto é uma tarefa super demorada… quer instalar o DosBox (1 clique), quer instalar o Windows em sete disquetes (ui!). Para bem da humanidade e da sua sanidade mental esclareço que gastei o triplo do tempo a fazer este post do que a instalar o Windows 😛

E pronto… já chega de brincar com o Windows 3.11. Altura de voltar ao presente e fazer algumas tarefas domésticas 🙂 Divirtam-se.

4 thoughts on “Ainda o Windows 3.11

  1. Cara,eu estou procurando o windows 3.11 em portugues tem muito tempo,eu ficaria agradecido se voce colocasse o link para download dele em portugues

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *