Gadgets: Ainda o medidor de consumos energéticos Envi da Current Cost

Na sequência do meu post “Gadgets & Consumos de Energias” em que falei do Envi da Current Cost surgiram algumas questões relativas á facilidade ou não como se instala o mesmo.

Tal como eu tinha dito, devido á hora do dia em que cheguei no dia em comprei isto e estive a instalar, acabei por não o meter no quadro eléctrico dentro de casa, tendo ficado junto ao contador no exterior. Eu gosto sempre de experimentar estas coisas, e por isso, no dia em que se adquirem, é sempre um bom dia para lhe metermos as mãos em cima.

Mais uma vez, e na sequência de conversas com algumas pessoas falou-se acerca da EDP poder não gostar disto, e não vá ainda algum dia quando vierem cá tirar a contagem da luz (sim, porque a telecontagem ainda não começou e continuam a mandar pessoas ler os números) me levarem o emissor, já tinha decidido que o iria tentar novamente colocar dentro de casa, com alguma paciência, jeitinho, amor e carinho !

Não existe grande ciência em tal, basta “abraçar” o fio da fase que nos alimenta a casa, no caso de uma instalação monofásica. A dificuldade prende-se com o espaço que temos ou não para colocar a pinça.

A dita em si não é grande e conforme disse basta fazer passar a fase no pequeno orifício que ali existe.

Depois claro basta “enquadrar” esta pequena coisa dentro do nosso armário eléctrico, não esquecendo ainda que têm de se ligar o fio ao transmissor.

Aqui em casa ficou conforme se pode ver acima. Ainda tive alguns problemas de leitura porque a pinça abriu-se ao fechar a caixar, e estava a dar leituras erradas. Com um pouco de jeito ajeitei a lingueta da mesma, que com tantos abre e fecha já teimava em não fechar e ficou a pinça devidamente fechada em torno do cabo que transporta a fase até ao disjuntor.

Conforme podem já ter adivinhado, esta operação de mexida em equipamentos eléctricos requer bastante cuidado, e deve ser feita com o disjuntor desligado de forma a não serem corridos riscos.

O resultado final foi este, já com o emissor montado. O emissor foi fixado com a própria filtra de velcro que vêm com o mesmo. Assim quando for necessário substituir pilhas basta “descolar” do velcro, abrir o emissor e substituir pilhas.

E com tudo terminado, ninguém sabe que esta geringonça ali foi montada.

As senhoras agradecem, porque mais um mono á vista é sempre tema para uma boa conversa acerca de estética.

12 thoughts on “Gadgets: Ainda o medidor de consumos energéticos Envi da Current Cost

  1. Viva!
    Embora a Current Cost declare que os seus medidores têm menos precisão que os contadores de electricidade tradicionais, tenho curiosidade em saber se já confrontaste as medições do Envi com os do teu contador da EDP. Isto só para ter uma ideia da diferença.

    • Ainda nao. Ja pensei varias vezes em faze-lo, mas esqueco-me sempre de la ir tirar a contagem actual.
      Ver se no proxim fds faco isso, dado o consumo ca em casa ser maior ao fim de semana, e se perceber melhor o erro. Depois tambem ha sempre a questao das medidas da potencia activa diferirem um pouco das reactivas, mas acredito q n tenha grande expressao em amb. domestico.

      (sent from mobile)

    • Bem… Em 30kw medidos no envi, a edp contou e cobra-me 20. Tenho de aumentar a leitura, mas parece ser uma grande dif, no entanto estes kws sao a maior parte do ar condicionado. Tenho de ver mais casos sem ac

  2. Boas. Eu estou interessado de comprar este aparelho. Mas sabes onde posso comprar em portugal ou alguma loja online?
    No ebay encontro um por 62 euros na inglaterra.
    Abraços!

  3. Olá Edgar!
    Já fizeste mais medições?
    Eu estaria à espera que o erro fosse na ordem dos 10%. Agora 50% é mesmo muito.
    Estou, por isso, curioso por saber se esse é erro é sistemático.

    • Olá João. Fazer fiz, o problema é que isto mede bem instãneos, mas ver valores consumidos é mentira. Apenas temos um contador no ecrã que dá valores de 1 dia, últimos sete dias, ou últimos 30 dias.

      Geralmente tiro valores do contador e depois a ideia é comparar, só que depois esqueço-me 🙁

      Tirei os valores dia 12 deste mês, no próximo dia 12 vou tirar os do contador novamente e comparo. Acho que com um mês ficamos com mais amostra para tecer comentários.
      Já coloquei isto num post-it no candeeiro do escritório, vou meter um alarme no telemóvel para não me esquecer mesmo!

  4. Pingback: /home/edgardurao » Gadgets: Ainda o medidor de consumos energéticos Envi da Current Cost – Parte II

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *