Arduino, Luz & Temperaturas

O tempo não têm abonado muito. Entre trabalho, casa e aulas não têm dado para muito, mas este fim de semana consegui finalmente rumar até ao meu bunker e entreter-me um pouco com o arduino.

Defini um projecto menos ambicioso para já (o robot vai ficar para depois, porque o investimento ainda é muito para já). Tenho andado a explorar a plataforma brincando um pouco com a aquisição de dados.

Para já queria fazer uma sonda que me medisse temperatura, luz e eventualmente os publique no pachube, ou via Twitter quem sabe, para fazer companhia aos meus dados já publicados de gastos energéticos/temperatura da casa.

Se relativamente à luz foi simples de fazer, duas LDRs serviram perfeitamente para a coisa, vi pelo blog do Daniel Andrade que tal podia ser simplesmente feito com um LM35. Parece que contudo este sensor de temperatura de precisão não é assim tão comum.

LM35

Tentei arranjá-lo na Arabot em Santarém, num dia de visita aos meus pais, e lembrei-me de ir à minha antiga loja de electrónica de há 15 anos! Não havia, mas vieram as LDRs.

O meu colega Ricardo Machado foi a uma loja de electrónica em Lisboa, e pedi-lhe para me trazer “uma” coisa daquelas. Na realidade deram-lhe um LM335 e disseram que era o mesmo. Mas não, não é!

O LM335 é um sensor de precisão, mas em Kelvin e não em Celsius, contrariamente ao LM35. A pinagem do encapsulamento também é diferente. A passagem de Kelvin para Celsius é a parte mais fácil da coisa 😉

Consegui este fim de semana já por aqui ler alguma coisa, mas julgo que o tenha de calibrar de alguma forma.

Os valores que obtive após testes foram algo estranhos. Mas mesmo no inicio da investigação de como fazer tal, o monitor avariou, e acabou por entregar a alma ao criador. E em vez de brincar mais com o LM335, acabei a desmontar o velho LCD de 17″ com oito anos em procura do fusivel. Mas parece que entregou mesmo a alma ao criador e se foi.

Assim as próximas experiências no “bunker” ficam condicionadas por arranjar um outro monitor. Já está em curso, e se tudo correr bem, este fim de semana poderei retomar.

 

Some more reads:

LM35 @ profmason.com

LM335 @ mit.edu

Sensor de temperatura c/ Arduino

3 thoughts on “Arduino, Luz & Temperaturas

  1. Olá

    Parabéns pelo pequeno projecto. Tal como eu o tempo não abunda (apesar de ser uma dificuldade mais técnica na montagem e ligação de 8 pequenos cabos provenientes de um sensor) que me tem afastado um pouco do meu projecto também…

    O meu robot já se movimentava, e o passo seguinte era aplicar-lhe um sensor de pista, mas enquanto não conseguir fazer, uma ligação ao estilo cabo IDE para manter o sensor bem conectado não lhe deverei despender muito tempo.

    Continua com a tua aventura com o Arduino.
    Boa Sorte

    Nuno Santos

  2. Edgar,

    Muito fixe! :o))
    Tens de fazer um tutorial para “absolute beginners”, explicando os diferentes modelos arduino, como funcionam, que portas tem, etc…

    Adorava saber mexer com isso mas nao sei um boi de electronica (e, quando fiz uma breve pesquisa por arduinos, encontrei varios modelos e nao sabia exactement qual queria)! :o/

    Nao queres fazer um post para mecos como eu?? ;o)

    Hugz,
    Luis

  3. Ja estive a procurar no youtube e encontrei uns videos porreiros…ja percebo um bocado melhor disto heheh :o) (pelo menos encontrei resposta as minhas perguntas sobre modelos diferentes de arduinos e como eles funcionam)!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *