12 Setembro… e passou um mês

Faz hoje um mês em que tomámos uma das decisões mais dificeis aqui em casa.

A nossa gatinha Sacha, após quase um ano de luta deixou-nos. Após um grande ataque no dia 28 Julho, em que tivémos de ir com ela para as urgências, e vários tratamentos, no dia 12 de Agosto foi colocada a dormir e deixou-nos, dando-lhe assim o descanso merecido para o seu sofrimento que a assolava nos últimos dias.
2011-08-08 10.05.28

Foi no ano passado no final de Outubro em que na sequência de tosse cada vez mais frequente fomos ao Veterinário com ela. Os primeiros raio-x não eram animadores, e após conversa decidimos-nos pela operação de forma a tentar fazer o que fosse possível por ela. E lá foi ela para a cirurgia, onde lhe foi removido meio pulmão que estava destruído.
2010-10-23 15.48.56

A cirurgia correu bem, e a Sacha recuperou rápidamente mostrando rápidamente uma boa forma.

2010-10-26 10.31.27

O resultado da biópsia veio mais tarde, e revelava que não era um tumor conforme tudo apontava, mas sim asma brônquica. No meio de tanto que aconteceu, ficámos bastante contentes com o resultado.

2010-11-01 15.23.24

E a sacha recuperou, mesmo tomando diáriamente comprimidos de manhã e pela noite, esta pequena e a alegria que nos trazia valia tudo isso e muito mais.

Com o tempo ela acabou por perceber as rotinas, e fugia para baixo da cama quando lhe tentávamos dar os comprimidos. Era sempre altura de festa correr pela casa atrás dela para ela tomar os medicamentos 🙂

2010-11-08 20.20.15

E tudo isto assim continuou, até que na sequência do ataque a 28 de Julho, a Sacha passou a ter outros sucessivos ataques, que se julgaram do foro do sistema nervoso. Deixou de andar, recuperou alguns dias depois, comeu, depois mais uns dias teve mais um ataque, e por fim qualquer tentativa de lhe dar medicamentos desencadeava ataques, até que no dia 12 de Agosto, após ter ido com ela á Clinica para levar os medicamentos e observação deixei-a em casa, e quando voltei tinha tido um ataque maior… o cenário não podia ser mais desanimador. Sem aparente reacção, e ainda a respirar acabámos por a levar novamente ao veterinário, e dado a sua aparente morte cerebral, decidimos terminar o sofrimento da mesma.

2011-01-18 15.01.41

A sua irmã Snow sente a falta dela, e nós também. Sentimos falta da nossa gatinha que quando chegávamos vinha ter conosco á porta, e vinha para o nosso colo, e se enrolava em nós, uma companhia e alegria em casa …..

29948_1212710136795_1800046711_409674_2215330_n

E assim ela deixou-nos, faz hoje um mês. Um triste mês passou.

Um agradecimento especial a todos ao longo deste tempo que se preocuparam com ela, e em especial a toda a equipa do Instituto Veterinário D. Sancho I , e em especial ao Dr. Pedro Lopes, pela sua incansável energia, preocupação e acompanhamento ao longo deste quase um ano em que tanto o cháteamos com a nossa pequena.

8 thoughts on “12 Setembro… e passou um mês

  1. Acompanho o teu blog pelo PlanetGeek, e apesar de ao fazê-lo ser com a intenção de procurar noticias Geeks não podia deixar de vir aqui comentar.

    Não há nada como os nossos animais e estes momentos são sempre dificeis.

    Mas acredita, é bom saber que ainda há pessoas que fazem tudo pelos seus.

    Abraço.

  2. Bom dia,

    Sei bem o que é a dor de perder um membro da família “peludo”. Sigo o planetgeek e quando vi o teu post senti que te devia vir dar alguma força.

    Abraço.

  3. Obrigado a todos pelas amáveis palavras.

    Uma coisa que tenho aprendido com o tempo é que só a grande maioria de quem têm animais compreende o valor que que os têm lhes dá.

    Para nós fazem parte da familia e é assim que os consideramos.

    Os restantes ou não compreendem, ou simplesmente não gostam dos “bichos”.

    Todos os que gostam de animais sabem o seu devido valor.

    Mais uma vez obrigado.

  4. Bom dia,actualmente tenho dois gatos que herdei da minha madrasta vivo com eles á ano e meio, e amo os dois gatitos 😛 1 gato com 8 anos e 13kg e uma gata com 5 branca como a tua com 5kg, adoro chegar a casa e meter me com eles, ver o tico ( o gato obeso ) a “falar” comigo, sim ele mia para nos e responde a tudo o que dizemos a ele até vem quando o chamamos 😀 a gata a mimi, é super envergonhada mas de vez em quando mia quando quer carinho, nornalmente so da cabeçadas e pede colo e comida lol era gata de rua.

    Resumindo se um deles morrer vou realmente ficar triste com essa perde, a ligação que tenho como eles já é forte, é como um filho para mim, abraço

  5. Amigo Edgar,

    Só agora vi isto .. ainda me lembro de termos trocado “tweets” no momento após a operação dela .. já lá vai tanto tempo.
    Tenho pena que não tenha resistido, mas tomaste a decisão certa. Quando chegam a esse ponto é merecido o repouso que tanto nos custa.

    Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *