Memórias – O Totobola

Acabei agora de ver no Jornal da Noite que o Totobola fez ontem 50 anos. Desconhecido de muitos hoje em dia, ainda me lembro de quando puto jogava no “1X2”.

Graças ás tecnologias de hoje fácilmente se encontra no Youtube este Genérico intemporal:

Iniciou-se em 24 de Setembro de 1961, e a partir dessa altura todos os treinadores de bancada passaram a poder dar os seus palpites, e tentar acertar no treze resultados.
mediatotobola-634c

Segundo o Expresso Online, “A partir de 1985, o Totoloto surgiu com prémios maiores e o Totobola começou a perder influência e popularidade, uma tendência que se acentuou para ambos os jogos quando se começou a jogar o Euromilhões em 2004.

Os números dos últimos concursos espelham bem esta hierarquia: em Portugal foram entregues mais de 1,6 milhões de boletins do Euromilhões, 566 mil do Totoloto e 45 mil do Totobola.

Em 2003, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, titular dos jogos sociais, ponderou acabar com o Totobola, constatando que as gerações mais jovens não tinham interesse em jogar.
Ao longo dos anos, o jogo foi mantendo a fórmula de tentar adivinhar se ganha a equipa da casa ou o visitante (“1” ou “2”) ou se a partida termina em empate (“X”). No entanto, acrescentaram-se as opções do Joker (que premeia um número de bilhete) e o “Super 14”, em que se procura adivinhar o resultado de um jogo do boletim.
totomedia-c31f

Para saber um pouco mais sobre a história deste tão antigo jogo sugiro a consulta deste excelente artigo no Expresso: http://aeiou.expresso.pt/totobola-ha-50-anos-a-tentar-acertar-no-treze=f675846#ixzz1YztlwZEW

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *