Codebits 2011 :: Home Automation com Arduino

Participei este ano no Codebits pela primeira vez: fantástica a experiência. Ainda irei contar um pouco mais e meter mais fotos.

Participámos também com um projecto, um projecto na área de domótica – Home Automation com Arduino!

Constitui equipa com o Eduardo Balsa, Nelson Antunes, e o Vasco Pinheiro.

O main goal era “Create a project to aquire some data readed at your home with an Arduino Uno. The arduino will publish that information to a backend , and the info will be available through web and in an android app. Mixes electronics, arduino, php, ,c#, ip video, and makes possible to control some stuff remotely.”
20111112_155130

20111112_160043

Untitled

Untitled3

Untitled2

SC20111112-155406

mail.google.com

Espectacular!
Conseguimos colocar o sistema a funcionar, com controle de três pontos de luz, e dois estores (simbilizados por leds numa bread board), controlados via uma consola desenvolvida em C# que lia da porta série (o Filipe não tinha shields ethernet para o arduino, que era a ideia inicial), e consola essa que com uma API REST em PHP registava todos os dados sensoriais recolhidos, e era responsável ainda pelo tratamento dos pedidos via interface web, e aplicação android. Os dados sensoriais recolhidos eram temperatura, luminosidade e som. Tinhamos ainda uma barreira IR, mas infelizmente queimei aquilo durante a madrugada… so no use for it.
Para complementar tudo isto tinhamos também uma camera IP motorizada, e direccional, que publicava a stream de imagens na web e android, sendo também controlada as direcções controladas via web e android. Esta camara ficou no centro da nossa mesa durante Sexta/Sábado a fazer stream 😛

Não ganhámos nada, mas foi fantástico. Consegui também com este projecto dar o major step que é implementar este projecto cá em casa. Consegui assim concluir que é exequível. Vejamos o que o futuro traz. Espero falar mais disto por aqui.

E parabéns a toda a equipa do Sapo / Codebits pelo evento – 3 dias espectaculares. You rock guys!

Mais fotos do Codebits nos próximos dias.

14 thoughts on “Codebits 2011 :: Home Automation com Arduino

  1. Fantástico Projecto

    Eu ando com um projecto a pessoal e muito amador com algumas semelhanças com o que vocês implementaram! O meu projecto é ter um pequeno robot de lagartas que possa ser autónomo ou controlado via Wifi ou RFID onde possa levar consigo uma câmara de video para fazer streaming em tempo real, e que possa medir vários parâmetros, tais como temperatura, inclinação, etc…

    Ultimamente o meu projecto tem estado bastante parado devido as minha dificuldade em soldar, e um pouco por falta de tempo e vontade. Neste momento ainda só consegui colocar os motores em funcionamento com uma programação muito rudimentar…

    Mais uma vez Tenho que vos felicitar pela excelente iniciativa e concretização.

    Cumprimentos

  2. Sem querer desprezar o vosso trabalho, que acho magnifico, qual foi a intenção de usar o arduino? Usar hardware “open source” completamente de raiz?
    Pergunto isto porque num setup “no mundo real”, onde já tens casas inclusive com alguma domotica pré-instalada, aparecem-nos os standards da industria (X10, INSTEON, etc…).
    Posto isto, não seria mais simples usar um controlador wireless X10/etc na porta serie/usb num servidor de domotica, e ligar a aplicação móvel ao servidor via web ou sockets?
    Eu sei que isto já foi feito, mas uma demo em pt no codebits também não ficaria mal. É quem nem todos somos hardware geeks 🙂

    • Já agora vou investigar o “INSTEON”. Fiquei interessado igualmente no Zigbee, que parece que finalmente poderá ter pernas para avançar, especialmente depois de ter visto a apresentação do arduino protótipo do Filipe da InMotion.

      • O insteon tem a vantagem de ter segurança implementada, mas é mais caro e menos disponível que o X10. Alias em termos de preço, nada bate o X10. Não é contudo, o único protocolo de domotica a ter segurança. O zigbee já o tinha analisado há uns anos. É direccionado redes sem fio de baixo consumo e largura de banda reduzida. Tenho quase a certeza que um projecto recente para combate de incêndios que deu na tv, usa redes zigbee para detecção temperaturas anormais e comunicar anomalias à rede de combate a incêndios. Essa ideia já um professor meu na universidade à uns anos atrás a teve, e se calhar nem foi em primeira mão.

  3. A ideia era usar algo opensource, que pudesse ser hackable e built pelo user.

    No nosso caso a ideia foi simular como poderiamos controlar a casa, sendo que a expansão deste projecto envolveria a ligação a X10 para o controlo de estores e luzes, dado ser bem mais simples dessa forma do que construir toda uma panóplia de electrónica para controlar circuitos.

    Toda a inteligência da coisa seria controlada pelo arduino, que comunicaria via X10 com os dispositivos.

    In fact, a única coisa mais fechada que fizémos foi a consola de gestão em C#, que controlava a comunicação com o arduino, dado que não tinhamos um shield ethernet, mas pelo menos, na minha ideia de desenvolvimento deste projecto, conto fazer a sua substituição por um shield ethernet comunicando com o arduino via tcp/ip, e ele ter a liberdade de comunicar com apis na web directamente.

  4. O projecto está muito porreiro. Esta área é bastante interessante devido ás potencialidades que têm, o facto de poder controlar/monitorizar tudo e mais alguma coisa a partir da web ou do telele é brutal.

    Eu na programação dos microcontroladores, sensores, actuadores e interface com o PC já estou bastante familiarizado e agora queria fazer era por o hardware a falar com o telele por bluetooth mas ainda não tive muito tempo para olhar para o SDK do Android.

    Por acaso não estas a pensar disponibilizar o código fonte do projecto para a malta poder explorar isso?

  5. Pingback: /home/edgardurao » Blog Archive » Mais uns componentes para o Arduino

  6. Bom dia,
    parabéns pelo projecto. Está muito interessante, também tenho andado a ganhar coragem para continuar a desenvolver um projecto semelhante que tinha começado a fazer com o arduino.

    será possível disponibilizares as sources para podermos explorar isso e aprender com o teu projecto? Se possível, a da app do android.

    obrigado.

  7. Olá,

    pois até ao momento não têm havido muito mais tempo, e confesso a coisa estar meio parada.
    Andamos a tentar arranjar tempo para recuperar as sources do que tinhamos feito, o que ainda não fizémos até ao momento.

    Tenho um conjunto de coisas sobre arduino que pretendo publicar pelo blog, mas o tempo…

    Bem, as boas noticias são que comecei a brincar com o shield ethernet, que era a minha primeira abordagem para exportar os valores e ler comandos. No Codebits foi feito uma consola em c# para comunicar com o arduino, mas óbviamente isso requer um PC ligado, o que não queria.

    Agora que já tenho o shield ethernet vamos ver como as coisas avançam.

    De momento tenho o Shield Ethernet com o Arduino a exportar para o Pachube dados de consumos energéticos e temperatura da minha casa. Conto em breve tentar adaptar esse código de um autor italiano ao novo IDE 1.0 do Arduino, que usa umas novas bibiliotecas de comunicação série. Enfim… houvesse tempo para tudo 😛

  8. Pingback: /home/edgardurao » Blog Archive » O meu primeiro passo na Domótica

  9. Pingback: Arduino – electónica avançada para todos | Perspectives – keep it simple !

  10. Hello There. I found your weblog the use of msn. That is an extremely smartly written article. I will be sure to bookmark it and return to read extra of your helpful information. Thank you for the post. I’ll certainly comeback.

  11. Pingback: /home/edgardurao » Blog Archive » Codebits VI – 15 a 17 Novembro 2012

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *