A verdadeira francesinha – Dom Tacho em Lisboa

E agora uma coisa diferente aqui no blog…. Francesinhas!

Hoje com a ideia de um almoço simples, decidimos procurar alguma coisa diferente dos habituais sítios onde costumamos ir por vezes almoçar.

A ideia tinha circulado já na passada Terça, avisando antecipadamente os convivas para que na Quinta se fosse almoçar fora. Assim a malta das marmitas teria tempo para se preparar para a festividade!

Chegados ao dia, andava no ar a ideia de se ir á Francesinha ao primo Basilio na Andrade Corvo. Eu pessoalmente que não achei nada por aí além decidi sugerir irmos ao Frog. Ora logo vozes sonantes disseram que era muito longe, e outros mimos brindaram a proposta!

Então fomos á net, e encontrámos um roteiro de francesinhas em Lisboa!

O site http://roteirodefrancesinhas.blogspot.pt que têm um top das melhores francesinhas em Lisboa, o que fica em segundo lugar é o Dom Tacho ali para os lados do Campo Pequeno numa perpendicular á Sacadura Cabral.  E lá fomos nós á aventura, mesmo com chuva.

Chegados ao local reparamos na primeira asneira que fizemos. Não reservámos. Como íamos á descoberta, e sem saber bem o que encontrar fomos mesmo com confiança.  O sitio era pequeno, e mesmo com a crise estava cheio. Lá tivémos que esperar, e esperámos que a primeira mesa do dia ocupada vagasse, porque todas as outras estavam reservadas.

“O Segredo da nossa Francesinha é simples.Segue uma receita do Norte, é feita por gente do Norte, com molho de receita antiga do norte cedida por quem sabe, sem falar de ingredientes da melhor qualidade.
Se está farto de comer Francesinhas Industriais, com pão de forma, com molho insipido, com carnes rijas e que chegado ao fim sabe sempre a pouco. Só pode fazer uma coisa.”

Este é o mote do Dom Tacho,  pequeno restaurante, no Top3 do dito roteiro (nota nove) das melhores francesinhas de Lisboa.

E assim foi, e mais palavras para quê? Gostámos, eu pessoalmente adorei. Achei até bem melhor que a do Frog.
IMG_20120405_134602~

Dada a confusão de pessoas no restaurante cheio, a batata cortada á mão acabou por vir na travessa, sendo que cada um se serviu como quis.

E assim foi…. saciados, fica a recomendação, e a vontade de voltar uma próxima vez. Aconselha-se a reserva. Passem pelo site, e pelo blog para ficarem a par de muitas curiosidades em http://domtacho.blogspot.pt
Tel: 213150104
Rua David de Sousa nº 19 A
http://domtacho.no.sapo.pt/

Localizado perto do Campo Pequeno, é o sítio ideal para jantar antes de uma peça ou concerto na Culturgest ou uma ida ao Cinema City Campo Pequeno. Bom recheio (bife de vaca que pode ser, educadamente, trocado por bife de porco), serviço discreto mas atencioso (na medida certa) e preço acessível. Batata frita caseira! assim é que é! é um espaço pequeno mas que, à noite deve ser sempre bastante tranquilo. Fica assim (bem) recomendado com a seguinte nota”

 

Curiosidade: O porquê de um ovo.

A Francesinha está com ovo á mostra só por efeitos especiais. Na verdade o ovo estrelado tem de estar escondido por uma camada de queijo derretido e não estar demasiado cozinhado de forma a que as garfadas no centro quando o apetite começa a abrandar seja despertado por uma nova sinfonia de sabores e evitar que a última mastigação seja já um hábito e não a imperdível e extraordinária gula. Sigam a nossa indicação.Francesinha, só a especial com um ovo.

6 thoughts on “A verdadeira francesinha – Dom Tacho em Lisboa

  1. sou do norte ,de vila nova de gaia e adoro francesinhas.o ano passado estive em lisboa uns dias e ougado por uma francesa levaram me ao frog.devo dizer que foi a pior francesinha(até é insultuoso chamar ´aquilo francesinhas)que alguma vez já comi…fica a referencia do dom tacho numa próxima ida a lx

  2. Boas.

    As do Frog já foram bem melhores, fui la há cerca de 2 semanas e não gostei nada. Além de estar cada vez mais pequena quase não tinha recheio. O molho estava bom.

    Já fui ao Dom Tacho por me terem dito que era das melhores em Lisboa e fiquei extremamente decepcionado. O molho sabia demasiado a cerveja e pouco tinha a ver com as Francesinhas que já comi no Porto.

    Sou de Lisboa, não sou um expert na matéria, mas ainda não consegui encontrar nenhum local em Lisboa onde consiga comer uma Francesinha que se assemelhe em qualidade (muito menos em preço) com as do Norte. Já passei pelo Frog, Dom Tacho, Cascata e outros dos quais não me recordo o nome. Aceito mais sugestões.

    Cumprimentos, Jorge.

  3. è bem verdade, são as melhoers que já comi e depois de ter sido embarretado várias vezes devo dizer que o Dom Tacho foi bem bom

  4. Fui lá ontem! A mesa reservada era logo à entrada da porta, o espaço é reduzido, sem pedido o gerente trouxe para a mesa uns croquetes como entrada que custavam 4€!! A travessa com batatas para dois é mesmo “cortesia” da casa! Quanto à francesinha para mim é mediana.
    entradas(forçada), 2 fransesinhas, 2 imperiais, 2cafés, €27,80. Ainda bem que vou ao Porto brevemente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>