Tráfego Sites, Google Analytics, e comentários

Este pequeno blog já têm alguns anos. Nunca assumi que quisesse fazer disto uma referência, ou ganhar dinheiro com ele. É para mim um blog pessoal. Sempre o foi, e sempre será, no qual deixo alguns olhares mais atentos a algumas coisas, cábulas para memória futura, etc.

Independentemente disso, gosto de estatísticas, e por isso, como quase todos uso o Google Analytics. Ontem porque estive a mexer noutro projeto, decidi criar um novo código do analytics para o site, dado que  o tracker anterior está numa outra conta Google que raramente uso. Assim, ontem foi o dia 1 das estatísticas aqui no burgo, e hoje quando fui ver as estatísticas achei algumas coisas curiosas, que permitem avaliar padrões:

Das 76 visitas que aqui chegaram ontem (não são muitas… isto é pequeno!), 41 usavam Google Chrome, e 18 Firefox. O fosso do primeiro para o segundo lugar é enorme. Estará a adopção do Google Chrome tão enraizada assim já? (Uso Chrome)

Em seguida outra análise interessante: A grande generalidade das visitas é oriunda da rede PT, seguida por metade das visitas (quase) da ZON. Em terceiro lugar aparece novamente a PT, talvez uma outra subnet, não conheço o critério do google para tal. A destacar, dos conhecidos a NOVIS em 5º, uma “Aveiro Residential Customers” em 6ª posição – what’s this? – e ligações da Optimus. Merece referência ao 4º lugar ocupado pelas redes brasileiras.

Outro fator curioso que encontrei foi ainda a origem do tráfego:

A grande maioria continuam a ser pesquisas diretas em busca de alguma informaçao referenciada, provavelmente no Google.

Não deixam de ser uns números interessantes, e que julgo que de alguma forma possam ser usados para extrapolar uma realidade. Não me alongo em conclusões quanto a isso, dado que me parece que os números falam por mim, mas não deixam de ser interessantes.

Interessante não deixa de ser outra ainda análise possível de ser feita dos “Aparelhos”, e o campeão das visitas nesta área é mesmo o IPhone. Palavras para quê, os Androids não gostam de mim, e são muito fragmentados 🙂

 

5 thoughts on “Tráfego Sites, Google Analytics, e comentários

  1. “Estará a adopção do Google Chrome tão enraizada assim já?”

    Isto é um fenómeno interessante. O grande crescimento do Chrome está directamente relacionado com a quebra do IE ou seja, para o Firefox, mantém-se tudo na mesma.

    Gostava de perceber é porque é que o pessoal que “abandona” o IE não adere mais ao Firefox e aqui acredito que os serviços gratuitos da Google (Gmail, Docs, etc…) tenham grande impacto.

    Tenho algum receio que o Chrome ganhe terreno demais, porque quando o IE era rei e senhor, foi a Mozilla que apareceu com uma alternativa que, na minha opinião, motivou muita da evolução da WWW.

  2. Hey there! I’m about to start my own website and was wondering if you know where the best place to purchase a website url is? I’m not even sure if
    that’s what its called? (I’m new to this) I’m referring to “http://durao.net/2012/11/25/trafego-sites-google-analytics-e-comentarios/”. How do I go about obtaining one of these for the website I’m making?

    Thank you

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *