Receitas: Substituir lâmpadas quadrante Honda CBF125

Nada de completamente original, dado que o jjmaia em tempos já documentou como fazer isto, e fez um instructable, mas cá fica o meu tutorial.

As lâmpadas são do tipo W5W ou T10 com a potência de 1.7W cada.

As lâmpadas do quadrante da CBF125 aparentam fundir-se com alguma facilidade. Primeiro imagino que devido á vibração inerentes a um veículo desta natureza, e depois devido ao seu sistema eléctrico, que para além do controle de custos, não imagino porque faça uma retificação de meia onda e use essa energia para alimentar as lâmpadas da iluminação da mota.

Uma das muitas sugestões pela net fora é precisamente alimentar as lâmpadas com DC, modificando o sistema eléctrica da mota. E foi isso que também fiz, e por isso decidi mudar as lâmpadas para leds, o que se torna agora possível. Não obstante tal, quer seja para colocar lâmpadas ou leds o método é o mesmo, sendo que para leds requer que a energia seja DC, e não a original da mota.

Primeiro tirar os plásticos laterais da mota, e no meu caso tirei também o pára brisas. Assim fica-se com mais espaço para trabalhar:

 

Depois basta retirar as porcas que seguram o quadrante ao “chassis” onde ele está suportado. Existem quatro parafusos, dois de cada lado. Uma chave 10 serve perfeitamente. Cuidado para não perderem as anilhas.

Depois basta desencaixar os suportes de borracha, se necessário puxar pelo fio com algum cuidado e trocar as lâmpadas assinaladas abaixo, que são as que iluminam o quadrante. Não senti necessidade de tirar a bicha do conta quilómetros para realizar esta operação.

As restantes no centro são do ponto-morto, máximos, piscas. A outra mais abaixo é a lâmpada do teste eletrónico.

E pronto… substituir e voltar a montar.

No meu caso, como tenho estas lâmpadas alimentadas com DC, decidi colocar leds, especialmente porque até foi mais fácil comprar os leds no ebay do que encontrar destas lâmpadas á venda nas superficies comerciais – hipers, norautos não encontrei. Inicialmente tinha pedido para me as trocarem na Honda, mas não tinham quando fiz a revisão.

Se forem colocar leds, tenham atenção á polaridade. O led é um elemento polarizado, e o seu ânodo liga-se ao pólo positivo e o cátodo ao negativo. Convêm experimentarem se funciona antes de fechar tudo 🙂

Outra coisa importante nos leds é serem para uma tensão de 12V. Geralmente se são neste formato devem-no ser, mas confirmem. Se fossemleds normais teriam que ser alimentados por uma tensão de aprox. 3V, o que implicaria usar uma resistência para os ligar na mota. Estes são de ligação direta!

Assim escolhi uns leds brancos do ebay, com muita luz para tal, com este casquilho, que por 1.17 libras pareciam simpáticos.

Como tudo na vida, quando a esmola é muita o cego desconfia, e de branco não são muito,  e não muita luz. Mas pelos menos por agora servem para conseguir ver a velocidade a que vou, especialmente útil num certo túnel com radares em que a luz é muito pouca.

O efeito disto é azulado, um pouco xuning, e serão trocados assim que encontre umas lâmpadas/leds melhores. Azul…. só queria mesmo a luz de xénon, e dado que não é permitida, tuning no velocímetro não obrigado!

One Comment

  1. Boas, ja encontraste umas leds com mais luz e mais brancas?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *