A evolução do (meu) acesso à Internet

Isto é um pouco de história, pessoal: Ainda no outro dia comentava, relativamente às estonteantes velocidades que a Internet permite hoje em dia, que parece que foi ontem que tive o meu primeiro modem a 14.4Kbps, com o NetPac e depois com o Netc.

           

Deve ter sido para aí em 1997, sendo em que em 1998 comprei um USR que apesar de fazer 59300, não passava dos 49333 bps ou algo parecido quando estava sol, dado que estava a cerca de 4Km da central de Alcanhões (Santarém).

Aqui mais pelas bandas a sul do tejo, nas terras de Caparica, tive uma NetLine em que básicamente era o mesmo, e em Agosto de 2002 passei a ter Sapo Adsl segundo diz o registo do blog. 512Kbps! Uma maluqueira na altura, que custava 35€ mês, só o ADSL, com um modem como o abaixo.

Melhor que isso só na FCT, em que deveriam haver 100Mbps segundo me recordo.

Diz ainda o mesmo histórico que em Fevereiro de 2005 mudei para a NetCabo, passando a ter uns estonteantes 2Mbps. Imagino que até 2007 esta velocidade tenha aumentado mas não me recordo dessa histórico.

Algures em 2007 mudei para o que hoje é o Meo, tendo ficado a uns 20 Mbps por estar quase perto da central telefónica. A imagem era algo como esta na TV 🙂

Em 2009 passei a ter fibra óptica tendo ficado com uns maravilhosos 100Mbps de download/20Mbps de upload. Para quê tanta velocidade dizia-se… a verdade é que dava jeito para updates e downloads pontuais, mas o upload era o melhor.

Como o mundo está em constante mudança, desde este mês passei a ter 200Mbps/100Mbps. Já quanto ao Download confesso que não me deverá servir para muito, mas para o Upload tenho boas utilizações.

Trabalhar remotamente hoje em dia com tamanhas velocidades permite sentir-mos-nos práticamente na rede da empresa, o que é extramente bom, e vantajoso.

Ou seja, em cerca de 20 anos passei de 14Kbps para uns 200Mbps. A tecnologia e a Internet não param de avançar, e nós estamos a ficar mais velhos 🙂

One thought on “A evolução do (meu) acesso à Internet

  1. Olá, nunca tinha visto esse modem azul é a primeira vez que vejo um desses, eu já tive MEO ADSL a imenso tempo desde 2008 e nunca vi nada igual, tempos mudam agora sou MEO Fibra 200/100 em 4 anos passei de 12Mbps para 200mbps o que é muito bom, alem disso comparado com a NOS (Antiga ZON) o MEO é FTTH enquanto a NOS é HFC ou seja não é bem fibra, no entanto a MEO é uma boa operadora em termos de Internet, de TV já nem falo porque raramente a vejo expecto séries e certos filmes ou notícias.

    Cumprimentos
    João Sousa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *