Velocidades LAN com o Windows 2008 Server R2

Instalei aqui em casa recentemente o Windows 2008 Server R2. Tinha o velho PC com o XP, mas decidi instalar este, dado que serviria para os meus propósitos melhor, e visto a licença ter nos sido disponilizada na MSDN.

Hoje, tentei instalar a AD no mesmo… ora qual não é o meu espanto quando verifico que após o dcpromo estar terminado, as velocidades de transferência de ficheiros entre máquinas não passam de uns 30/40 Mbps ! Portanto, estamos a falar de transferências de um PC que corre Windows 7 x64 para um outro que corre Windows 2008 Server R2.

Ora dado que a rede aqui é a Gigabit, e que habitualmente transferia ficheiros grandes na casa dos 600/700 Mbps (placas com Jumbo Frames 7K, cabos CAT5E, e distãncia dos cabos), achei isto

Chocante !

Após desinstalar a AD as velocidades normalizaram, contudo quer-me a crer que a estabilidade não é a mesma….

Aparentente não sou o único a queixar-me disto. Pelo menos é o que diz o Google. Fica para uma próxima. Até o NAS com um CPU a 300MHZ permitia uns estonteantes 13MB/s… já este com um PC por trás nem vê-los.  Novo produto, novo bug? Ou será que a AD vêm tão segura que fica tão lenta desta forma devido a validações ?

De qualquer das formas o CPU LOAD nem era nada por aí além (estamos a falar de um 2008 Server R2 com um Pentium D920, com 2GB RAM).

Movenext !

9 thoughts on “Velocidades LAN com o Windows 2008 Server R2

  1. E ja reparaste o quao lenta fica a maquina apos instalar o AD?! ;o)

    Demora pra caracas a arrancar!

    Realmente nao deveria influenciar mas e provavel que esteja relacionado com o facto de “todos os servicos” estarem integrados com o AD (o que deve fazer com que haja uma carga do caracas entre eles)…

    Suponho que o gajo te perguntou se querias instalar um server de DNS local quando instalaste o AD…

    Ja experimentaste mudar o server de DNS para o teu da rede interna a ver se melhora? :o)

    Hugz,
    Luis

  2. @Luis sim… fica muito lento.
    Em tempos cheguei a ter isto com o Server2003/Server2008 e Exchange 2007 e aí nem mexia… razão pela qual tirei esta tralha toda.

    Sim, instalou a zona no servidor de DNS, mas estava a fazer transfers via IP, que não pode condicionar esta questão, dado não haver resolução de nomes. Mesmo que as houvesse terias um certo delay inicial, e após isso deveria estar em cache, não devendo ser necessárias mais querys ao DNS… mas mesmo nessas situação deveria-se fazzer resolução de nome via WinS ou netbios… 🙁

    Acho que aqui é mesmo algum esquema de validação pesadissimo que a AD tÊm…. não sou o único a queixar-me disto com a R2, que é radicalmente difente do Server 2008 segundo li, pelo menos em termos de AD.

  3. E já agora… mesmo com a AD instalada não me pareceu tão lento como já vi no passado.
    Até fez restarts/shutdown/boot com alguma rapidez. Deve ser possivelmente por isto ser um produto seven based, que é bem mais rápido que o Vista, no qual o 2008 era based.

    Tens de experimentar e depois dizer-me o que achas ! 🙂

    Hugs

  4. Podes sempre usar o iperf para testar a velocidade da rede, mas lembra-te que o bottleneck em redes gigabit são os discos das máquinas.

  5. @Ricardo : O step antes, ou seja 2008 Server R2 sem AD para Windows 7 dava 700Mbps.
    Desinstalando a AD recupera-se as velocidades.

    O melhor é que, dado ter fibra óptica, costumo testar a velocidade através do qos.sapo.pt e este dá-me velocidade de 100Mbps ! WOW !

    Ou seja, da Wan consigo 100Mbps, da Lan não passava dos 30 Mbps.

  6. Deves estar a usar um disco rígido antigo por isso a velocidade de transferência não é muito boa. Lembro-me que no meu portatil com o XP também não conseguia chegar aos 100 Mbps, Devia ficar também pelos 30-40….

  7. Pode ser eventualmente a replicação da AD entre Domain Controllers que estejam a afectar a rede. Dai ao 2008 recuperar a performance após desinstalares a AD

  8. @Ricardo: não… Lembro que já tinha partilhado acima que sem AD consigo atingir os 700 Mbps. Instalando a AD não dá mais dos 30/40 Mbps.

    @Ricardo Almeida: não sei se será…. é a minha rede em casa, e este era o primeiro e único DC na mesma…. mas o bottleneck é relacionado com a AD de certeza.

  9. @Edgar Durão
    Eu ja ando a usar o Windows 2008 R2 desde que saiu o primeiro CTP – ja quase ha 1 ano se nao estou em erro ;o)

    Mas tenho andado a usar a versao HPC2008! hehehe

    Tambem reparei que, em algumas coisas, esta bastante mais rapido!!!
    Parece-me que o IIS esta bastante mais rapido (tenho um web service em que notei a diferenca) e reparei que, para alguns servicos, ja nao precisas de fazer tantos reboots!

    Por exemplo, removi o DHCP Server Role e nao me obrigou a reiniciar a maquina! (ja o Windows 2008 R1 obriga-te ;o))

    By the way, a sugestao sobre o DNS e apenas porque ja vi casos onde a ligacao fica muito lenta por servidores de DNS lentos :oP

    hint: Lembra-te que, mesmo ligando por ip, nada impede o servico que esta a usar de fazer reverse lookups!

    Hugz,
    Luis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *