2011/09/25 – Viagem a Santarém, a primeira grande viagem

23 Setembro – Odómetro 369 KM

Decidi fazer a primeira grande viagem desta moto.

Têm desde que a tenho feito habitualmente cerca de 40 KM por dia e já andava planear fazer uma viagem maior para experimentar a pequena. Decidi ir a Santarém visitar os meus pais, e fui de moto – Santarém e Almeirim lá fui eu.

A primeira grande viagem em auto estrada, e que me permitiu conhecer a pretinha um pouco melhor, numa viagem a 80/90Km/h.

Partida de Almada, direito a Lisboa, com uma passagem no Campera no Carregado em busca de uma loja que me falaram, a “MotarDiscount”, que estava fechada – como a maior parte de outras que por lá encontrei que até tiveram coisas interessantes.

A viagem correu relativamente bem, se bem que AE a 80/90 é algo entediante, especialmente quando alguns condutores achavam que cabiam ao meu lado e me ultrapassavam na mesma faixa. Uma irresponsabilidade e perigo enorme, além de demostrar fraco conhecimento do código da estrada.

Dado que ainda anda em rodagem (seja lá o que isso for – o manual diz para não exagerar, e observo uma outra recomendação para não conduzir com o motor no redline – a partir das 9500 rpm.

De qualquer das formas fiz grande parte da viagem a 7000rpm, e com uns minutos por vezes esporádicamente a 8000 rpm, altura em que atingi 110KM/h se bem me lembro. Mas coisa rara, porque a velocidade normal é mesmo 80/90… mais que isso só a esforçar e a desperdiçar.

Chegado a Santarém vêm a primeira grande decisão… 450 KM e o ponteiro chegava á reserva. Como não conhecia a moto, tinha-me sido entregue com 3 litros segundo me disseram após observação do depósito, e tendo eu metido uns 11 litros e tal logo de seguida porque não gostava de ver o ponteiro no vermelho(ora o depósito têm 13 litros, se meti onze no máximo teria dois… e nem enchi até acima) calculei que efectivamente estivesse a chegar ao fim.

Dei o beneficio da dúvida por não conhecer o ponteiro, e ter vindo em AE pelo que assumi gastar mais, e também como no dia a dia anda a 70KM-80KM/h fiquei com algum receio dos tais 600KM por depósito não serem atingidos, mas mesmo assim arrisquei, e parti de Santarém para Almeirim.

Chegado a Almeirim atestei na Repsol, quase até ao gargalo, marcava 462KM, e não chegou a levar 11 litros. Ou seja… imagino que os 600KM sejam atingiveis. Ver se no próximo acerto, dado que agora encho até chegar ao gargalo do depósito. Sei que fiz umas contas de merceeiro de tarde e apurei algo como perto de 2,275…bem bom!

Quem não achou muita piada á moto foram os meus pais, que nunca me deixaram ter moto, apesar de ter tirado a carta de moto em 1999 quando tirei a de carro 🙂

Eis umas fotos tiradas no Jardim da República em Almeirim.

2011-09-23 14.12.13

 

2011-09-23 14.12.36

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *