É verdade, está de chuva, e enquanto se brinca um pouco com a net para sacar um Fedora vamos descobrindo uma ou outra novidade.
Hoje tomei conhecimento que os servidores de emule Portugueses MaxPT Tejo & Sado fecharam. Segundo ouvi por aí comentar não foi devido a problemas com a justiça, mas a verdade é que fecharam definitivamente.
Ontem também, encontrei pela net uns posts a indicar que os famosos Razorback, os gigantes do P2P a nivel internacional fecharam também. Segundo um jornal online, a policia belga chegou inclusivamente a prender o dono do Razorback 2.0. Parece ainda que segundo o mesmo jornal a entidade que geria o Razorback 2.1 resolveu encerrar o mesmo.
Está assim tomada a rédea para silenciar os movimentos de partilha a nivel mundial. Resta saber agora como será daqui para a frente.
Desde há muitos anos, em que se partilhavam programas, filmes, jogos, musicas em ftps, todo este processo têm vindo a evoluir. Depois era a proliferação dos sites de warez, o Kazaa, depois o DirectConnect, e por fim o emule.
Qual será o futuro da internet. Quando tanto se debate o acesso á sociedade da informação, e cada casa ter um acesso internet, é minha opinião pessoal que a net não têm hoje em dia conteúdos que sejam suficientes para prender utilizadores ao ecrã.
Tirando os p2p, os sacadores de músicas, filmes, jogos e wahetever que mais existe? Os chats? Bem esses morreram: O ICQ nunca parece ter vindo para ficar, o IRC morreu… foi em parte apunhalado pelo MSN e pela passagem de efeito do boom novidade. O MSN, o gigante têm hoje vários concorrentes…
Pessoalmente uso a net para ver dois ou três blogs, alguns sites de noticias, ver emails, e trabalhar á distãncia, porque practicamente o que se faz na empresa tudo se faz por cá. Assim além da vertente de trabalho, parece-me que a vertente lúdica está a morrer. Isto claro é uma opinião, mas ao longo de todos estes anos em que estive ligado mais ao lúdico, vi muita gente desaparecer, desinteressar-se, simplesmente… eu inclusivé.
Bem e agora vou rentabilizar a minha ligação de 4 MBits.
Estou a tirar o Fedora Core 5 – Test 3 do http://lisa.gov.pt a uma velocidade de 476 KB/s.
Excelente, melhor não podia ser…
Após ler o blog do Vitor Domingos, mas concretamente este post descobri que aqui ele estava, em terras tugas.
Aparentemente o tux.cprm.net desapareceu de vez, já há muito tempo tinha visto qualquer coisa sobre isso, num mês em que deixou de funcionar. Já antes quando torrei o DVD do Fedora Core 4, pasme-se saquei o mesmo do ftp da Novis quando foi lançado, porque no ftp da Telepac… nada.
Sempre podemos ainda visitar o Darkstar, mas esse geralmente tinha sempre algumas limitações de banda, pelo menos quando o usei notei congestionamentos. Assim é de prezar estes novos projectos do governo: http://lisa.gov.pt