Fedora 7

O Fedora 7 está agendado para dia 31. Já tinha sacado o live CD da test4 para testar a arquitectura 64 bit do meu novo pc, mas infelizmente não funcionou.

Não percebi bem o porquê, mas verdade seja dita nem tentei muito, dava erro ao ler de determinado device (sdr1?). Como o tempo não era muito, acabei por colocar a efectuar download e instalar a versão test4, invés de usar o live cd.

fc7.png

Localizou de imediato 90 pacotes para actualizar.

Ainda no outro dia tinha instalado o Fedora Core 6, que curiosamente me pedia para instalar 600 megas de updates.

Dado que não tenho ethernet aqui dentro, a ligação é feita por wireless, e configurar aquela placa PCI, com chipset Ralink é bastante trabalhoso, optei mesmo por instalar o F7. Tinha alguma esperança que já suportasse o device wireless mas parece-me que não.

Apesar disso é uma das metas do projecto para esta release incluir o máximo possivel de hardware wireless suportado na distro: http://fedoraproject.org/wiki/Releases/FeatureWirelessFirmware

O Ubuntu que testei antes suportava, detectava a rede e tudo muito bem, apenas não tinha suporte WPA. De qualquer das formas não gostei, a minha relação com os Redhat e posteriormente Fedora já é longa e gosto muito deles.

As novidades parecem ser muitas, e começam logo pelo nome: o Core desapareceu.

Assistimos ao merge do Core com o Extras para dar lugar ao Fedora 7, simplesmente.

Depois há bastantes mudanças, desde o visual que salta logo há vista, até muito mais coisas que podem ser acompanhas no site do FedoraProject .

O fast user switching é uma das funcionalidades avançadas e tal como bonito Windows XP, ou Vista lá me aparece o user para escolher…

Toda a lista de features aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *