Temperatura de Discos Externos USB …

Porque a temperatura conta e uma falha de um Hd pode fazer a diferença, resolvi usar a minha caixa da Conceptronics apenas para backups esporádicos.

conceptronic_enclosure_sata_ide.jpg

É de facto muito gira, mas o facto de não ter ventoinha para refrigeração marca a diferença. Esta é uma das muitas por aí à venda, que adoptam o conceito fanless, caras, mas giras, e a longo prazo devastadoras para os nossos hds (imho).

O WD têm anunciada uma temperatura máxima de 55ºC, pelo que ligado à NSLU e que estava sempre a ferver ganhou outro “cooling” air com a nova caixa arrefecida com uma ventoinha (fan) – uma ViPowER VPM-6228(T), com um controle inteligente de temperatura, apesar de no meu caso ter deixado a fan sempre ligada para uma melhor refrigeração.

40007043.jpg

A questão que se colocava era como ler a temperatura do disco externo! Inicialmente ainda pensei que o SMART estivesse desactivo, mas, após verificação não estava.

Com esta arrumo o assunto de vez:

@ http://www.bresink.de/osx/0TemperatureMonitor/issues.html

Why is no temperature displayed for my external FireWire or USB hard disk?

Nearly all FireWire or USB hard disks are in fact ATA hard disks accessed via a “FireWire/USB to ATA bridge device”. Those bridge chips only translate a subset of the ATA commands between the FireWire/USB and the ATA protocol standards. In particular, commands to transfer S.M.A.R.T. diagnostic data (which are needed to access the temperature sensors inside the drives) are usually not supported. For this reason it is technically impossible to transport temperature data across a bridge. There will be a future industry standard called “Smart Command Transfer (SCT)” which will address this issue. But it will take some time before Apple and the hard disk vendors can fully support this.

Use the menu item Window > Show Drive Overview or Press Apple+8 to display the transport protocols of all disk drives and their S.M.A.R.T. capabilities.”

Escusado será dizer que o meu PC não têm tecla “Apple”, mas prontos… também não instalei o dito software.

A titulo de curiosidade o meu SATA de 250 GB da Seagate no meu PC atinge um temp stable de 48ºC em uso normal, e um Seagate IDE de 80 GB atinge uns mui nobres 43ºC. A refrigeração do PC é feita por um ventilador em cone que incide sobretudo na superficie do CPU.

Bem acho que já chega de aventuras com discos, amanhã já posso usar a caixita da conceptronics para fazer uns backups do meu portátil. Só pensamos realmente nos dados que podemos perder, quando os perdemos, e aí sim damos-lhe bastante valor. Estou na fase pré-backup, mas quase a fazê-lo. O dia de amanhã quiça 😛

Leave a Comment

Your email address will not be published.