Mudança de Alojamento

Já algum tempo que ponderava a mudança de hosting deste blog.

Factos importantes:

– Apenas se destina a marcar uma leve presença na web, sendo que o meu contributo com este blog deve ser nulo não (lolol)

– Não estou interessado em gastar muito dinheiro para o manter, e a verdade é que até agora sobrevive da caridade do Nelson que o aloja no seu server.

Dado que o “main software” por aqui é o WordPress as actuais versões requerem já a versão 4 do mysql, excepto a legacy que utilizo. Por isso e dado que o mysql do meu host é 3, temos de equacionar o salto.

Ainda em tempos esteve aqui ligado em casa na NSLU, mas verdade seja dita:

– A NSLU a correr PHP mesmo optimizada é um pouco decepcionante, especialmente na ligação ao mysql que parece ser extramente abusivo nos consumos.

– Apesar de gastar cerca de 25 W com NSLU e disco, a energia gasta com tal não compensava, além do ruido de fundo de um disco mesmo sem fan, na altura, ligado na sala.

Assim face a tal há alguns meses pesquisei, e pesquisei, e elegi na altura a Visual-Fusion para me fornecer o novo serviço de hosting para o Blog. Cerca de 30 EUR ano seria aceitável.

Contudo tal nunca andou para a frente, e agora com a entrada em campo de um novo player, a Esotérica e com os preços por esta praticados foi desta – 10 EUR ano para 1 Gb de espaço, tráfego ilimitado e um monte (“a bunch”) de outras funcionalidades que não vou utilizar convernceram-me.

Certo que quando a oferta é demais o cego desconfia, mas a Esotérica teve nome no passado, e não acredito que a tenham relançado para prestar serviços de fraca qualidade. Trata-se de uma empresa que a lança, a Claranet, e não de um esquema duvidoso de “putos” que fazem reselling de contas de servidores não se sabe bem onde, mas com uma estratégia bem definida (Jornal Sol – Esoterica lança-se no mercado nacional)..

O pagamento está feito aguardo noticias para depois proceder á mudança de “casa”. Infelizmente o automatismo parece não existir, e os pagamentos efectuados por multibanco serão processos no dia útil seguinte (“next business day”), indiciando mão humana no processo…

 

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.