Grifos Online

logogrifo.jpg

Ainda me lembro do tempo em que ainda antes descobrimos o IRC, usávamos muito um chat online, no IPJ em Santaárem, isto em noventas e tal, o nosso colega “Sargento”, o Hugo, usava o pseudónimo “Grifo”. Ora nessa altura não sabia o que era um grifo, nem eu nem a maioria dos meus colegas.

Normalmente com o tempo, e o avançar da idade as respostas surgem e lá acabei por saber o que é um grifo.

Lembro-me também dos tempos do “ciclo” em que na altura na Chamusca, a morar em casa dos meus avós no Chouto, adorava observar as cegonhas…. era de facto fascinante !

Hoje curiosamente ao visitar o site da FCCN, deparei-me com um projecto deveras interessante: a colocação de um ninho de grifos online.

A FCCN surge como a entidade responsável pela difusão do sinal de video que permite acompanhar 24H por dia o processo de nidificação de um casal de grifos.

Conforme se pode verificar após consulta no site do projecto “Os parceiros deste projecto são a Refer, responsável pela instalação da câmara e de toda a infraestrutura tecnológica que permite as imagens em directo; a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pela disponibilização do sinal e por gravar todas as acções no ninho para posterior divulgação; a SIC, que fará a cobertura televisiva ao longo de toda a época de nidificação; e o próprio jornal Público, que fornecerá as imagens em directo através do seu site e promoverá as acções educativas junto das escolas.”

 

Escarpa onde está instalada a câmara – Fotos: Pedro Cunha – 8Out2007

(Fonte site do projecto http://static.publico.clix.pt/grifosnaweb/)

O biólogo Carlos Pacheco segura a câmara antes da sua instalação

(Fonte site do projecto http://static.publico.clix.pt/grifosnaweb/)

Tudo pode ser acompanhado em directo em http://static.publico.clix.pt/grifosnaweb/

A visitar, vale a pena ! Neste momento podemos ver a cria online.

Penso que é também ideia todos participarem deixando comentários com situações observadas no feed em directo.

Eis onde a  tecnologia se abraça com a natureza e permite estes momentos tão belos!

Leave a Comment

Your email address will not be published.