25 de Abril

Feriado para uns, mais um dia para outros, um dia com um significado muito especial para outros…

Enfim, o 25 de Abril é o que fizermos e pensarmos dele, não vou entrar em grandes divagações, mas cá fica o que me despertou a atenção hoje na TV e claro, dado o seu impacto está amplamente pela internet fora:

Fonte: Sapo \ Lusa

Cavaco Silva “impressionado” com ignorância dos jovens sobre o “Dia da Liberdade”

Lisboa, 25 Abr (Lusa) – O Presidente da República, Cavaco Silva, mostrou-se hoje “impressionado” com a ignorância de muitos jovens sobre o 25 de Abril e o seu significado e denunciou uma “notória insatisfação” dos portugueses com o funcionamento da democracia.

No seu discurso na sessão comemorativa do 25 de Abril, no Parlamento, Cavaco Silva divulgou extractos de um estudo que mandou realizar sobre o alheamento da juventude face à política, e atribuiu parte da responsabilidade aos partidos políticos.

O Presidente considerou “não ser justo” para aqueles que se bateram pela liberdade, tantas vezes arriscando a própria vida, que a geração responsável por manter viva a memória de Abril persista em esquecer que a revolução foi um projecto de futuro.

“Os mais novos, sobretudo, quando interrogados sobre o que sucedeu em 25 de Abril de 1974 produzem afirmações que surpreendem pela ignorância de quem foram os principais protagonistas, pelo total alheamento relativamente ao que era viver num regime autoritário”, declarou o Chefe de Estado perante o hemiciclo.

Falta aqui o melhor que vi na TV – os números – do estudo de um inquérito realizado aos jovens acerca do tema.

Tal resulta dum total alheamento acerca da vida politica do país, quer passada quer futura.

Sinceramente com os nossos politicos perde-se a vontade de seguir o que quer que seja:

Até eu em tempos militante de um grande partido da nossa assembleia perdi a pachorra para o politica….

Sinto que é tudo uma fantochada… As guerras internas, os projectos que não são acabados, os interesses mesquinhos…

Basta ligar a ARTV e ver um pouco as baboseiras que ali se passam: a discussão do ataca, do contra-ataque, e sei lá de que mais.

É imbecil que em vez de zelarem pelo interesse do país se limitem á discussão fútil. Até os ideais que dividem a direita da esquerda são hoje minimos.

Enfim…. my 5cts.

(….)

Leave a Comment

Your email address will not be published.