Domótica ?? – Ikea Tända

Não sei se isto se pode chamar bem de domótica, mas hoje encontrei algo no IKEA a que não resisti e trouxe.

O gadget chama-se Ikea Tända, e é um simples controlo remoto de fichas eléctricas, com capacidade para ligar e desligar três unidades individuais.

Que têm isto de especial ou de novo dirão alguns ? Nada… mas é bem cómodo estar no sofá e activar as luzes com um simples carregar de botão !

Já na minha adolescência tentei fazer isto com uns triacs de potência, mas infelizmente os projectos não sairam bem (e nessa altura o controlo era feito com fios, ligando o controlo numa tomada, e o receptor noutra).

Ora e isto já existe por aí há algum tempo, mas a preços exorbitantes – logo não é nada de novo.

O fantástico é que o Tända custou-me no IKEA uns meros 12 EUR !!!!

E pronto… Liguei o candeeiro de pé alto num controlo, o candeeiro de mesa noutro, e o circuito que sobrou usei para activar a tripla onde ligo as coisas não essenciais que desligo por vezes para não gastar energia – Home Cinema Philips, DVD Kiss, Router sem fios, e mais uns gadgets associados ao multimédia) – assim escuso de me levantar e ir ali atrás activar os ditos.

Enfim, mas é bastante giro o brinquedo, fabricado pela chinesa EVERFLOURISH, sob o nome de código EMW200T segundo o autocolante no verso do comando, e que corresponde á imagem abaixo encontrada via Google pesquisando pela referência em causa.

Têm quatro frequências programáveis – indica A,B,C ou D. Depois cada receptor é configurável via potenciómetro para uma das “letras” e podendo ainda olher o 1,2,3 de forma a programar o mesmo.

O comando indica operar numa frequência de 433.92 MHZ e permitir uma distãncia máxima de operação de 25 metros. O manual do IKEA recomenda que as fichas estejam distanciadas um minimo de 0,5 entre elas, recomendado 1 metro. No entanto testei com duas lado a lado e tudo funcionou bem na mesma.

Veredicto: Funcionalidade vs Preço – EXCELENTE!

4 Comments

  1. Eheheh, as minhas primeiras experiências domóticas também foram com 2 kits desses: um de tomadas, outro de casquilhos para as lâmpadas.

    O “problema” dessas coisas é que rapidamente damos conosco a querer mais e mais…

    – “E se eu pusesse isto a ligar/desligar automaticamente às X horas?”
    – “E se a luz fizesse fadeout quando eu desligasse?”
    – etc. etc.

    E pronto, lá se começa a ter que investir em coisas mais versáteis. 🙂

    Mas pelo preço, não há dúvida que estes kits são sempre úteis.

  2. Nao encontro referencia no site do IKEA!
    Os 12 euros incluem o telecomando e 3 tomadas?

  3. Olá Eduardo,

    sim, os 12.95 (valor concreto que confirmei agora na factura) incluem o comando, e três tomadas telecomandadas. O sistema não é expansivel a mais que isto, mas por este valor é excelente.

    Está junto aos botões dimms, e leds coloridos no corredor da iluminação do IKEA de Alfragide.

    Não existe nada no site do IKEA que refira isto, aliás nem via google achei nada. Só cheguei a alguma coisa (imagem) vendo o fabricante, que nem assim lá fui. Ao colocares a referência do gadget no Google encontras algumas coisa, nomeadamente as fotos do produto que está a venda num site online. Não vi o preço por lá mas duvido que seja tão bom como este !

  4. Carlos,

    completamente de acordo. Somos uns “insatisfeitos”, querendo sempre mais.

    Ainda ando atrás é de um simples interruptor de parede duplo, com variador de intesidade incluído, para a minha sala. Já vi coisas, contudo os preços eram verdadeiramente proibitivos.

    Podia sempre fazer um, mas já não há muita paciência !

    Irrita-me por vezes luz fraca, e quando quero mais luz não a ter.

Leave a Comment

Your email address will not be published.