Andava aqui a tentar ligar-me a casa, a partir de um PC com XP e o meu Windows Server 2008 não tinha o NLA desactivo. Ora como andei a pesquisar, e experimentar algumas coisas, resolvi fazer este breve tutorial de como resolver este problema. Bem, o que aqui vou escrever não terá nada de novo para a maioria, tirando a segunda parte que ensina como resolver mesmo a questão. Infelizmente dado que não estou em casa a opção 1 não me serve, pelo que tive mesmo de avançar com a segunda.
Assim resumindo, existem duas formas de dar a volta á questão, a fácil e rápida (e menos segura), ou a segunda que envolve algumas mexidas no registry da máquina.
Para os menos experientes em mexidas no registo aconselha-se a fazer um backup antes de mudarem algo. Se correr mal, não me culpem a mim ok ? Estão por vossa conta e risco, funcionou comigo, mas não digam que eu não avisei…
Opção 1
Ora para ultrapassar a mensagem/erro “The remote computer requires Network Level Authentication, which your computer does not support.” que aparece ao se tentarem ligar a um computador com Windows Vista/Server 2008 usando o mais recente cliente de Remote Desktop basta uns pequenos tweaks para os lados do Painel de Controle.
Dado que o Windows XP aparenta não suportar Network Level Authentication nem com o novo cliente RDC então a solução simples é desligar o NLA.
Basta ir a “System Properties” e escolher “Allow connections from computer running any version of Remote Desktop (less secure)” como na figura abaixo. Com isto o problema fica resolvido.
Opção 2
Para os verdadeiros aventureiros, nada como mexer no registo do sistema. Ora como ? Simples… ou não 😛
Para activar o NLA no Windows XP é necessário ter o SP3 instalado.
Muito provavelmente já o terão dado que vêm via Windows Update automáticamente, contudo nunca é demais verificar.
1. ir a Start, Run, escrever regedit, e carregar em ENTER.
2. navegar no registo para a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Lsa
3. no painel de detalhes, right-click em Security Packages, e depois click em Modify.
4.no valor da caixa adicionar tspkg. Deixar os restantes dados relativos a outros SSPs, e dar um click em OK.
5. navegar até : HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders
6. Nos registos, right-click em SecurityProviders, e click em Modify.
7. Nos valores na caixa, colocar credssp.dll como na figura abaixo. Deixar as restantes entradas relativas a outros SSPs, e depois clickar em OK.
8. Sair do Registry Editor.
9. Reiniciar o computador.
Da próxima vez que usar o RDC vai reparar que o NLA é agora já suportado.
Se mesmo assim não acreditar nada como uma ida ao Help > About e a verdade será mostrada ! 🙂