Finalmente… este é o primeiro post que escrevo do meu desktop, agora já wired !
Com a casa nova veio uma instalação telefónica de acordo com o projecto ITED que é como que diz, rede em toda a casa, com uma tomada RJ45 em cada divisão.
Claro que é aqui que tudo começa: na minha opinião que faz estas coisas não as pensa para redes de dados, e pronto – deviam ter mais tomadas RJ45 por sala, mas para poupar nos custos, e necessidades não necessárias á maioria dos mortais….. ficam assim, que é como quem diz manetas, pelo menos para quem têm dados e voz em casa, que é como quem diz, um geek “destas coisas das informáticas e dos computadores”.
Dado que tenho MEO, a opção era colocar o router junto á MeoBox, que está junto á TV na sala ocupando assim o ramal quadro ATI <-> Sala.
Ora a solução foi, para mim “martelar” aqui um pouco a instalação, sem passar cabos ou outras coisas estranhas: Pegar num alicate de cravar fichas, uns quantos metros de cabo UTP para fazer uns cabitos, umas fichas RJ45 e RJ11 e mãos á obra.
– Sinal POTS entra no quadro ATI vindo da rua, e é injectado nos condutores 4 e 5 e transportado até ao router do MEO, usando uma espécie de Y no ATI: numa extremidade está uma RJ11 (que liga aos condutores 4 e 5 da tomada RJ45 que liga á sala), e na outra extremidade está uma ficha RJ45 como a abaixo que aproveita os restantes pares para receber o sinal ethernet do router da dala e entregar a outra divisão da casa.
– Conforme era de esperar, o retorno do sinal a 100 Mbps é feito nos restantes condutores do cabo UTP (em 100Base-TX dois pares não são usados).
– No ATI esse retorno é apanhado e ligada a extremidade RJ45 ao ramal que vai para o Desktop.
No meio de tudo isto ainda sobre um par dentro dos cabos UTP… 🙂
Claro que usar Gigabit Ethernet cá em casa para já está fora de questão, mas também não se justifica mesmo. No futuro quem sabe.
Em breve e talvez já com a fibra talvez o cenário mude, mas julgo que aí necessito mesmo de passar mais um cabito pelas tubagens.
Para já fica assim…. vamos lá ver que tal se dá esta mistura dados/telefone num mesmo cabo UTP e se não causam interferências uns nos outros.
Aqui na empresa também já usei (ainda uso) o mesmo cabo UTP para transportar dois telefones digitais Siemens….. É diferente, mas não há interferências.
EL
Se a instalação ITED está certificada, é fácil passares mais 2 cabos pois a tubagem da parede é pelo menos de 2,5cm de Diâmetro. E assim fazias chegar directamente o sinal onde querias, e fazer o retorno, disponibilizando +1 ficha adicional…
Ps:
Em minha casa (acabadinha de fazer de acordo com as minhas ideias)o sinal (coaxial cabo) entra no quadro ITED, passa pelo Cable Modem RDIS para telefone Rdis (a) e segue-se um split –
– 1 é alocado a uma ligação directa ao meu escritório entra no CableModem, vai ao FW, entra no Switch(GB) de servidores e retorna para a rede da casa (caixa ited e Switch novamente a GB). – Esta é a rede de DADOS EThernet
– 2 Esta ligação é a rede Rede coaxial entra no amplificador e distribui TV pela casa.
(a) a Rede telefónica (rdis – 2 pares) mais alimentação da Central (1Par) e Linha de retorno para Fax analógico (1 par) segue num cabo RJ45 (4pares) para uma central SIEMENS sem fios e voilá 10 linhas de telefone (1 telefone por divisão). A linha de retorno da central para Fax está na CX ITED e é só comutar com a Ligação respectiva.
Adicionalmente deixei uma CX e Tomada numa Zona da casa para posteriormente ligar ainda um AccessPoint WIFI para a casa toda (espero que cheguem rapidamente e a preços de jeito WIMAX)
PPS: Sabes onde encontro à venda SET-UP-BOX’s +DVR a preços decentes?? ou existe outra solução (media player ou afins) mais eficaz….
Até agora tudo bem…. sem quedas ou queixas.
MEO always on, bem como os dados.
É bom quando tudo corre bem !