Este ano com a mudança de casa deparámo-nos com um outro tipo de iluminação: as decors/iluminação quase toda feita á base de focos.
Não obstante a quantidade que não acho tão exagerada nesta nossa casa como nalgumas que vi (contei uma vez numa sala um total de 36 focos!), aqui nos corredores, Wc’s e na cozinha existem alguns focos.
Estéticamente bonitos, são contudo um potencial de gastos energéticos supérfluos enorme, e é mesmo isso: toda a gente recomenda mudar devido aos ganhos que se podem obter.
Não é muito complicado de fazer…. cada foco gasta 55W, um destes 7W ou seja gasta quase 8X mais. Se pensarmos que um simples WC têm entre 2 a 4, é fazer as contas !
Cá para casa adoptei o uso em massa das lâmpadas economizadoras, vulgos Cfl’s e hoje foi dia de adquirir mais uns. Em regra geral tenho comprado dos do IKEA mas não costumo encontrar este formato por lá.
Aproveitei a viagem de hoje e pelas 19 horas fui até ao Leroy Merlin – que estava cheio, parece que as compras de Natal agora também se fazem em lojas de materiais… será que oferecem martelos e lixadeiras no sapatinho ? – , mas pronto lá comprei o que queria.
Cum um custo de cerca de 5.90 EUR devido a estarem em promoção, estas Lexman são definitivamente uma escolha acertada.
Apenas têm o contra do tamanho do “canhão” onde está albergada toda a electrónica da coisa. Se o tecto o permitir, são uma boa escolha.
Há ainda “apenas” a questão da segurança que ja comentei em tempos, mas é como tudo (podem dar uma espreitadela a este tema aqui na Alegre Casinha do Carlos Martins). Tentem escolher ao máximo lâmpadas encapsuladas – São menos perigosas ao que se diz, e bem mais bonitas – e não estar colados a elas.
Boas poupanças. 🙂