Tenho um Brise Sense & Spray cá em casa e adoro! Claro que já é uma coisa refinada, deteta a nossa presença e lá manda uma borrifadela, espera mais umas valentes minutos e assim como também têm um temporizador só após esse tempo se voltar a detetar alguém a passar volta a borrifar o ar. Refinada pois! A tecnologia também chegou a estas coisas… não é preciso estarem sempre a libertar cheiro, ou ir lá alguém carregar no botão.
Claro que o grande problema como tudo, é que as recargas gastam-se. Tipicamente acho que a máquina com uma carga custou 7 euros, e uma recarga custa 4 euros, ou qualquer coisa assim.
Ora no outro dia comprei uma recarga, e reparei numa promoção que trazia uma recarga e a máquina (com a vantagem de já trazer umas pilhas AA alcalinas) por uns 4 euros.
A minha mente delirou perante a potencialidade de tal coisa, que me saía de borla…. e hoje finalmente consegui deitar mãos á obra.
A caixinha onde vêm o dispositivo é muito bem conseguida, aliás adoro-a e está ali atrás junto á porta e quase não se nota. Só se nota de noite quando o pequeno led está aceso, ou quando lá passamos e dá uma borrifadela. Mão á obra: desmontar!!!
O pequeno circuito resume-se a isto, acoplado a um motor que por um mecanismo de alavanca faz pressionar o bico da botija que contêm o cheiroso gás e o liberta.
Podemos ver rápidamente o push button que permite forçar o nosso amigo a borrifar o ar, fazendo override ao sensor, o pequeno led amarelo, e o detetor de presença.
E foi precisamente este detetor de presença que me despertou a atenção nesta pequena peça de cheiros. Aliado ao seu preço e potencialidades, as aplicações são ao gosto da nossa imaginação.
E prova de conceito…. pegar nos 3.3V de um Arduino, alimentar o circuito, e com o pulso produzido na saída do motor alimentar qualquer coisa.
A partir daqui bem…. há inúmeras aplicações como disse.
Para o meu objetivo vou tentar fazer override ao circuito do temporizador e usar apenas o detetor de presença para detetar pessoas.
Claro que outras coisas como controlar remotamente o pequeno ambientador, até via internet, são possíveis. Bastam imaginação, um ferro de soldar, alguma eletrónica, programação e voilá!
Have fun!!
Muito bom!
Já tinha pensado nisso, mas percebo pouco, ou quase nada, de circuitos!
Novidades das experiências? 😛