New home, new face

E como tinha colocado em plano, o blog mudou.

Depois de algumas experiência e ter estado cá em casa durante algum tempo num RaspBerry PI, decidi mudar isto para um alojamento para me poupar ás tarefas de updates e manutenção.

Pelo meio, no último fim de semana ainda efetuei alguns testes com uma VPS, usando a cloud do AliBaba, contudo, pelo preço, e o ter que andar a fazer tudo à pata no Apache e outros tweaks levaram-me a desistir – contratei um serviço promocional por um mês, por uns míseros 2.5$ (!), mas que depois seria 3.5$ – o que daria uns 3€ somando o IVA que era cobrado.

Seria interessante, mas o esforço seria superior ao que se pretendia para o efeito e desisti – ainda me faltava configurar os SSL e mails no servidor e foi-se a vontade e o tempo numa ida para a praia 🙂

Não deixa de ser uma excelente alternativa para quem quer tirar partido de algo mais poderoso, e poder ter total controlo sobre o instalado.

Neste caso estávamos a falar de um App Server com 0.5GB RAM, e com um pico máximo de rede de 4MBPS – estes fatores, especialmente o último foram decisivos para abandonar a ideia.

Pelo meio ainda avaliei a Linode, a Digital Ocean e Scaleway no segmento das VPS, mas o preço da Alibaba foi o que mais me atraiu para uma instãncia em FrankFurt.

Posto isto, como já tinha equacionado, decidi voltar à WebTuga, e aproveitar uma promoção dos mesmos da “época de verão”.

Não são uma novidade para mim, dado que foram o meu hosting de 2008 a 2017, para o meu blog, e outros projetos que tive. Assim, é um regresso a casa, e que cumpre as necessidades do blog e do fórum que ainda mantenho.

Leave a Comment

Your email address will not be published.