No decorrer dos vários pedidos do João que tinha no outro post, desta vez coloquei um lembrete no calendário, e finalmente fui tirar valores do contador da EDP para conseguir fazer continhas.
O medidor de consumos Envi da Current Cost, vendido em Portugal pela Home Energy é uma ferramenta poderosa. Essencialmente a grande mais valia que vejo nele é dar-me o consumo instantâneo do consumo em casa, e com isso conseguir tirar algumas ilações.

Graças a ele ja percebi quanto gastava o meu Ar Condicionado, ou até mesmo o chão radiante, cujo alguém que supostamente o montou, tinha dito a outro vizinho que isto não gastava nada.
A grande falha a meu ver é no facto de não se conseguir saber quanto gastámos de X a Y, isto porque as ferramentas que existem online permitem apenas tirar amostras de Z em Z minutos, pelo que percebi do seu funcionamento. Não é uma falha, mas como esta amostragem tão espaçada os valores saiem deturpados.
Seria preciso um software que permitisse ler constantemente o valor que sai do XML da porta do ENVI, o colocasse numa BD e a partir daí fosse possível fazer “continhas”, mesmo sabendo que ele faz amostragens não continuas mas de 6 em 6 segundos.

Possivelmente haverá algum software que permita tal, mas ainda não tive muito tempo para me debruçar sobre esta matéria, dado que o meu interessava aqui é conhecer os meus consumos instantâneos, e por isso tenho os valores a serem publicados no Pachube, e até aparecem no Twitter numa conta na qual publico estes valores e temperatura (proof of concept only!).
Dada esta lacuna, a única hipótese seria utilizar os contadores que o mostrador do Envi têm e que mostram os últimos consumos de:
e foi precisamente com este de 30 dias que trabalhei. Assim tirei os valores do contador da EDP a 12/05 e pensei eu em os tirar a 12/06 ( na altura nem pensei que a diferença eram 31 dias e não 30 dias, mas também o erro introduzido não me parece significativo por tal… já explico o porquê).
Assim segundo o contador da EDP de 12/05 a 12/06 gastei 157KW. Segundo o contador do Envi gastei 193KW. Ou seja a diferença de 36 KW entre o contador da EDP e os valores do contador do Envi representam uma diferença de 23%, quase mais 25%. Mesmo que tivesse considerado 30 dias de EDP, e não os 31 como fiz com este estudo esta diferença ainda subiria, daí o referenciar 25%….
A Current Cost elucida que tal como o uso, a ideia é medir consumos instantâneos e evitar gastos supérfluos, dado que a amostragem do dispositivo é de 6 em 6 segundos, enquanto o contador da EDP factura de forma continua.
Possivelmente os motores de frigoríficos, bem máquinas de lavar roupa e loiça deverão ainda condicionar este tipo de medidas dado o seu comportamento indutivo, e talvez o Envi meça na realidade a potência aparente gasta, enquanto o contador da EDP indique a potência real.
PS: deixo uma interessante e simples explicação para a Potência real, aparente, reactiva e factor de potência – http://www1.eere.energy.gov/industry/bestpractices/pdfs/mc60405.pdf