Peixes & Cia.

Nas últimas semanas, com a nossa mudança, vieram também mais dois peixinhos para o nosso aquário.

Um era uma espécie que já á algum tempo andava a namorar, um limpa-fundos, contudo como o aquário é de água fria, e este é um peixe de água quente foi preciso algum cuidado. Lá me informei, e segundo me indicaram ele deverá suportar uma temperatura de 22ºC no Inverno, sendo que para isso vou ter de ligar o aquecedor do aquário. Já no Verão não é problema sendo que o aquário habitualmente está pelos 25-30ºC, chato é para os de água fria.

Veio também uma planta natural, dado que tinha substrato no aquário desde que o montei fez em final de Julho um ano, tudo comprado no Koi park um novo sítio gigantesco que descobrimos aqui junto ao Almada Fórum.

Assim decidi experimentar, e pôr em prática a minha ideia inicial de ter plantas naturais no aquário, já que o investimento já está feito á um ano (ui… que retorno).

Infelizmente parece que os peixes não gostaram muito da planta, e se inicialmente a enterrei com o cestinho que trazia no areão, rápidamente a arrancaram. Decidi então colocá-la sem o cestinho, apenas com o material que envolvia as raízes, e novamente voltou a ser arrancada, e roída.

Enfim… não teve grande sorte, e agora poucas folhas têm, e o material que envolvia as raízes soltou-se e sujou o aquário todo.

Não sei se por isso ou não, esta semana passada foi triste cá no aquário: o peixe preto acabou por morrer de 13 para 14 – estava meio “murchito” desde dia 12 …..

Começou por andar muito pelo fundo, e assentar, até não se mexer. Acabou por morrer num recipiente onde o tinha colocado para ver se com alguma água parcialmente renovada recuperava mas não. Reparei ainda que o capuchinho começou a ter um comportamento semelhante também nesse mesmo dia, o que me levou a uma mudança de emergência parcial da água (+-10 l). Os niveis de Nitritos estavam algo altos, segundo os testes, mas segundo o livrinho não eram perigosos.

De resto tudo bem – PH, Amónia, Nitratos…. pelo menos foram esses o resultado da bateria de testes. Apenas o PH de 6.5 me pareceu algo baixo, mas deve ser da água desta zona.

Com a mudança o Capuchinho lá recuperou, e ainda aspirei o areão para remover os restos da substãncia que vinha nas raízes da planta. Tudo ok, menos o telescópio que morreu 🙁

Foram quase três anos e meio conosco, não sei qual é a esperança média de vida, mas também desconhecia a idade dos mesmos quando os comprei. Era um peixe muito bonito, com um preto vivo.

Temos agora o Amarelo, o Capuchinho, e os novos: o Afonso (não sei a espécie) e o Mono (o limpa-fundos), nomes escolhidos pelos meus sobrinhos 🙂 , oportunamente colocarei fotos destes novos online na rubrica dos “peixinhos”.

Enfim…. de tudo isto pode-se dizer que é o ciclo do azoto em funcionamento… tudo se transforma aqui, e se cuidamos mal das coisas, dá mal resultado.

Talvez tenha andado a dar demasiada comida, e com a falta de tempo descurei as TPA’s o que pode não ter ajudado, aliado a com as mudanças e revoluções, todas as mexidas no arão não devem mesmo ter ajudado.

Senza-titolo-3

7 thoughts on “Peixes & Cia.

  1. Pffuf! Eu vou ter de despachar os meus dois de água quente, um ciclideo africano (amarelo) e um limpa vidros ENORME (já está com mais de 25cms) :o)

    Se fosses cá do Porto oferecia-tos!

    Estás fodido se vais andar a controlar essas merdas de temperaturas de água e afins! Por isso é que acabei por por só ciclideos africanos aqui :oP
    Aquilo é mesmo Africano…resiste a tudo!

    Ofereceram-me uns 10 e só sobrou um! Os sacanas são mesmo territoriais…

    O gajo lá foi crescendo e agora só ficou ele e o tal limpa vidros enorme. Como foi o que limpou o sebo aos outros, na minha opinião, ganhou o direito de ficar no aquário! Chamo-lhe o “Padrinho” ;o) rotfl.

    Hugz,
    Luis

  2. Eu gostaria de saber
    desse peixe preto ai
    eu não li o que vc
    escreveu completo
    mais a minha pergunta é
    eu denho um peixe igual aquele preto
    o meu peixe tem um olho maior que o outro
    isso e normal de sua especie ou
    ele tem o olho tronxo

  3. Boa noite Stepany,

    efectivamente dos dois telescópios negros que tive tinham os olhos enormes, e que podem por vezes parecer um pouco estranhos.

    Actualmente tenho um que perdeu a cor, e têm de facto uma diferença de um olho para o outro.

    Não sei se é normal, confesso nunca ter procurado, mas de facto os olhos são grandes. No caso do meu após ter mudado de cor para laranja ficam com os olhos algo esquisitivos, porque ficam mais evidenciados, dado que no preto parecem algo mascarados.

  4. Então obg pela resposta
    o meu peixe fica branco as vezes
    mais pra min ja se torno normal pesquizei em outros sites
    e descubre que ele tem u seu oho asim mesmo poriso
    se chama telescopil por ter um olho maior que o outro.
    ele ainda não consegue comer direito mais ele se vira
    sosinho até que o outro peixe o ajuda 🙂

  5. Meu peixe morreu diquei muinto trisde
    demais quase chporei foi o meu peixe telescoipio o preto sabe né
    ele morreu hoje dia 12/09/2011 nunca esuqcerei essa tada

  6. Olá Edgar

    Nas minhas pesquisas, acabei por chegar aqui e gostava de saber se me consegue ajudar. Não percebo muito de peixes, mas tenho 2 e tento fazer tudo direitinho, acontece que o meu peixe preto (telescopio) tem umas “atitudes” estranhas e eu não consigo perceber se está bem!?

    Normalmente anda a boiar, de barriga para cima, mesmo á superficie, tendo mesmo uma parte da barriga fora de agua!? Quando me aproximo e falo com ele, rapidamente vira e nada pelo aquario feito doido. Normalmente dou-lhes comida pela manha e o preto está sempre á minha espera, de boca aberta, um pouco fora de agua!?

    Acha isto normal? Já o tenho, vai fazer 3 meses e pouco tempo depois de estar cá, começou a fazer isto!
    Obrigado

  7. Lamentavelmente não serei a melhor pessoa para responder a isso Paula.
    Julgo que um peixe meu que começou com comportamentos desse tipo acabou mais tarde por morrer, mas o melhor é perguntar na loja de animais onde o comprou.

    Os peixes requerem atenção e cuidados, e pode haver alguma coisa que esteja mal no aquário e provoque esse comportamento no peixinho.

    Tente ver se os profissionais a conseguem aconselhar melhor. Pelo menos quando tinha dúvidas ia sempre á loja perguntar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.