O meu primeiro passo na Domótica

É oficial, são 22 H e ao escrever este email acabo de completar o meu primeiro passo no mundo da domótica.

Acabei de integrar um estore da casa completamente controlado remotamente via X10.

427686_2263094995760_1800046711_1449981_2028686595

A coisa já tinha sido pensada anteriormente, e sempre foi uma paixão secreta minha, mas meio proibida, especialmente devido aos custos.

Com a minha participação no Codebits em 2011 com o Home Automation consegui finalmente estruturar as ideias, e pensar no que queria fazer. O projeto e suas potencialidades surpreendeu-me até a mim próprio, dado que nunca tinha abordado este mundo desta maneira. Apenas conhecia os sistemas caríssimos, e alguns dos módulos X10, que via pelo Carlos Martins n’ A Minha Alegre Casinha e fui conhecendo, que no entanto dependiam sempre de sistemas pré feitos para correr as suas macros, eventos, etc… . Até que pensei e porque não fazer eu o sistema e decidi pôr mãos à obra partir para a ação.

E pronto, aqui começa a coisa. Decidi apostar na tecnologia X10, já antiga, e com alguns problemas conhecidos (passível de interferências, pouco endereçamento – 256 appliances no máximo, não tão rápida como outras, não bidirecional – pelo menos estes módulos), mas ainda a mais usada, e a mais acessível. Mas que dizer deste tecnologia de 1970 com uma história destas e que aproveita os momentos em que o sinal de 50 HZ passa pelo momento zero para enviar um bit? Simplesmente genial 😛

Com coisas mais interessantes no mercado, e dado que não existe plafond para sonhar com ousadias qu existem noutras tecnologias, lá vieram os estores.

Para juntar à festa veio um interface de comunicação, bem como um transmissor wireless/tomada, um controlo tipo cartão de crédito, e um controlo para uma lâmpada vinha também no pacote.

E pronto… agora é trabalhar!

Para a coisa ficar bonitinha, tirei o botão duplo da Legrand de encravamento que tinha no controle do motor, e substitui por este da série Suno da Legrand para ficar tudo igual na casa.

Fica a matar ao lado do interruptor da varanda.

So… let the games begin!

 

3 Comments

  1. Mas ja tinhas motor no estore? Esse é o componente mais caro do sistema, independentemente do protocolo.

  2. Parabéns pela instalação o mundo da domotica é muito interessante.
    Deixo aqui o link de uma loja portuguesa se estiveres interessado.
    Cumprimentos
    domotica

  3. Pingback:Connecting a Current Cost Envi to Arduino | /home/edgardurao

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *