4 GB “Memory Sticks”

Antes de mais, uma alusão ao tópico: os memory sticks aqui referidos não são mais do que Dimms de DDR2, nada relacionado com o formato Memory Stick da Sony.

Lanço esta “posta” dado que no passado já andei a pesquisar acerca do tema, e o que encontrei foi muito vago, ou vazio.

Este ano passado, penso que em Setembro/Outubro decidi “arrumar a casa” – acabar com alguns pcs, e comprar algo mais potente, que permita através de virtualização o que pretendia. Assim foi, pesquisei, escolhi, e acabei por ir á Chiptec em Lisboa, e comprei um Q6600, e uma motherboard da AsRock – P43 Twins 1600 – que anunciava um suporte para 16 GB RAM, algo que me deixou confortável, dado que um SO para correr decentemente deve ter 2 GB. Já tinha tido um AsRock antes, e a relação preço qualidade é simpática, sendo que para mim, nada gamer, servia mais que muito.

p43twins1600

“Supports Dual Channel DDR3 1333/1066 (2 x DIMM slots) with max. capacity up to 4GB and Dual Channel DDR2 1066/800/667 (4 x DIMM slots) with max. capacity up to 16GB”

Assim poderia fazer o investimento de forma faseada, e no futuro upgrade a RAM não seria problema: manter-me-ia com 3/4 sticks de 1GB por agora e depois pensaria nisso, dado que a mb suporta 4 Dimms DDR2/2 DDR3.

A título de curiosidade comecei a sondar o mercado: a procura por eventuais locais que vendem-se os dimms de 4 GB para rentabilizar os slots vazios foi infrutifera. Simplesmente em Portugal não encontrei nada. No estrangeiro, bem…. também nada encontrei.

Assim acabei em Dezembro último por comprar na GlobalData 2 x 2 GB da Kingston por cerca de 44 EUR, agora já mais baratos, e fiquei com 6 GB.

No entanto hoje andava aqui a “browsar” e acabour por aterrar aqui no Firefox algumas questões semelhantes: [Overclock.net]; [NotebookReview]; [ApcMag]. O último é mais uma resposta, no qual podemos ver um deste produtos da Samsung.

samsung_4gb_stickarticle-width

20-231-202-03

Existem assim de facto estes sticks DDR2, contudo os preços (um dimm de 4GB da GSkill para notebook custa 199$ na NewEgg) ou são demasiado proibitivos, ou não têm interesse para o utilizador comum : a realidade é que quase ninguém precisa de 16 GB de RAM, nem mesmo com o vista – 4 GB will do the trick !

Talvez num futuro próximo os preços baixem, e o usado banalmente passe a ser algo assim ! Ainda me lembro quando no saudoso ano de 1998 numa aula de Programação 1 na FCT-UNL  estava-se a falar de PCs pessoais para irmos experimentando o que estávamos a aprender, e sendo que nem todos tinham um, uns planeavam comprar, outros upgrade, e o Professor Pedro Guerreiro disse a toda a turma que devíamos encarar os 512 MB como o standart do momento – começava a ser o habitual para os pcs na altura, por isso quem fosse comprar, ou quem já tivesse seria interessante considerar essa ideia.  Isso era novidade para mim… acho que o meu novo P2 a 400 MHZ tinha 256 de ram nessa altura.

4 thoughts on “4 GB “Memory Sticks”

  1. Um coment engraçado que encontrei na noticia da Samsung, bem ao jeito da recta final do meu post:

    “Steven:
    These engineers, techs and scientists continue to amaze.

    I remember about 12 years ago replacing a 4Mb stick in my 486 laptop with an 8Mb. Cost: $800. Ouch!

    8 years before that, getting a 256Kb expansion for my 256Kb Amiga. Also about $800. Groan!

    And waaaaaay back in the late 70s a 16Kb expansion for my 4Kb Apple II. You guessed it: $800.

    Hey, I bet these sticks sell for $800!”

  2. Eu também tive um trabalho enorme na altura em que montei o meu PC actual para encontrar Dimms de 1GB.
    (Na minha board 4x512MbGB ficavam instáveis, pelo que tinha “obrigatoriamente” que meter 2x1GB)

    O meu próximo PC há-de ter 4GB ou mais… mas o mais importante é ter um sistema operativo que lhes dê uso.

    E agora com os i7 a chegar com a sua memória triple-channel, vamos também começar a ver valores “esquisitos” para a memória: 3Gb, 6Gb, 12Gb, 18GB… etc. 🙂

  3. No PC de secretária instalei o Vista Business x64… com este consigo endereçar os 6 GB de ram que tenho. Tudo o resto é virtualizado…. Fartei-me de formatar e testar….. Quando me cansar apago a máquina virtual – easy 🙂

    Mas também só nestas minhas mini férias de Natal percebi que apesar de a MB me reconhecer os 6 GB, o Windows só os detectava nalguns sitios. Via-os no global, mas não os usava. Foi preciso andar ali a mexer na bios (memory remap) para isto estar tudo nos “trinques”.

    Esse i7 que falas parece ser um bombão…. vejamos. Já se arranjam por 250 EUR pelo que vi, mas ainda está caro. Até os quadcore ainda custam 175 EUR….

    No meu caso tenho pc para vários anos 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.