O fim do Google Reader

Esta é uma daquelas coisas que ninguém percebe, e sinceramente não me parece que a Google se importe com isso. A decisão esta tomada.

Muita coisa se poderia dizer, mas sinceramente cada vez mais fico a pensar que ter tudo concentrado num gigante é mau. Recentemente decidiram terminar as Google Apps versao gratuita, e quem têm dominio próprio não pode mais recorrer a eles. Por agora os que tinham ficam, mas estou na expectativa que qualquer dia me terminem o serviço também. Nesse dia também é só mudar o DNS e pronto….  façam lá como quiserem.

Foi o Wave, o Picasa teve mudanças, o Android@Home nunca chegou a aparecer, o Google PowerMeter também foi desligado, e mais umas quantas coisas que assim por alto me lembro. Não sou paranóico com a colocação da informação nestes serviços, mas a facilidade com que um gigante termina um serviço é arrasadora. Se até os serviços pagos terminam, estes gratuitos estão sujeitos a regras bem diferentes. E agora imaginem que o Gmail termina……

Resta a quem quiser salvar as suas feeds fazer o procedimento descrito em http://support.google.com/reader/answer/3028851:

Como posso fazer o download dos dados do Google Reader?

O Google Reader será aposentado no dia 1º de julho de 2013. Se você deseja fazer o download de uma cópia de todos os dados do Google Reader antes dessa data, é possível fazer isso usando o Google Takeout. Você receberá seus dados de inscrição em um arquivo XML e as seguintes informações serão baixadas como arquivos JSON:

  • Lista das pessoas que você segue
  • Lista das pessoas que seguem você
  • Itens marcados com estrela
  • Itens marcados como favoritos
  • Itens que você compartilhou
  • Itens compartilhados pelas pessoas que você segue
  • Notas que você criou
  • Itens com comentários

Clique aqui para começar o download de seus dados do Google Reader pelo Google Takeout. Depois disso, seus dados de inscrição serão facilmente transferíveis para outro produto, onde você pode continuar a manter sua leitura on-line atualizada.

4 Comments

  1. É pena, com muita pena que me vejo obrigado a separar duma aplicação que me era muito útil, o google+ para já ainda não cobre as minhas necessidades nos Feeds (RSS). É o mesmo que fecha-se as portas ao gmail.
    BAD GOOGLE 🙁

  2. Os bloggers pagam.

  3. Para quem, como eu, está a procura de uma alternativa, aqui está uma excelente: Feedly . Procurem no iOs ou no Chrome.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *