Homens da Luta vencem Festival da Canção

Ontem quando passei pelo canal 1 estava a dar estes “pseudo” vencedores. Sinceramente não acho grande piada ao festival da canção, e realmente não percebo porque temos tão boas músicas Portuguesas, mas a representação é sempre fraquinha.

Ontem quando vi estes vencedores fiquei precisamente mais uma vez com essa sensação… mas mais ainda!

Não que tenha nada contra os artistas, porque certamente têm o seu brio: compuseram uma música, com todo esse trabalho, conseguiram tudo o resto, e acima de tudo tiveram a inteligência de conseguir uma com que ganhassem o dito festival. Uma espécie de vitória psicológica obtida com recurso à paródia.

Vídeo:

Pressinto que estamos a cair no ridiculo. Tal como o Brasil votou no palhaço Tiririca como forma de protesto, parece-me que se está a fazer isto por cá. A prova disso é como esta canção ganhou o festival. Contráriamente ás escolhas de pessoas acreditadas e com provas dadas que constituíam o júri distrital, o povo por telefone escolheu uma outra música, um pouco à Big Brother ou Casa dos Segredos.

Se nem nós próprios somos sérios como queremos que os outros lá fora nos olhem como sérios e nos respeitem?
Sinceramente o meu receio é que isto se espalhe à política e qualquer dia tenhamos governantes a decidir os destinos destes país só porque os elegeram “just for fun”.

Basta ler umas notícias por aí e acompanhar as redes sociais e vê-se que há muita gente a comentar precisamente isto. Uns criticam, outros apoiam, mas claro cada um têm direito às suas opções.

In Sábado Online

A canção ‘Luta é Alegria’, dos Homens da Luta, venceu o Festival RTP da Canção graças ao voto telefónico, depois de os júris distritais terem dado vantagem a ‘São os Barcos de Lisboa’, do cantor Nuno Norte..

A letra da canção vencedora, preferida por 28 por cento daqueles que votaram pelo telefone, foi escrita por Falâncio, que anunciou a presença dos Homens da Luta na manifestação da Geração à Rasca, que irá percorrer as ruas de Lisboa no próximo dia 12.

Os Homens da Luta irão representar Portugal em Dusseldorf (Alemanha) a 5 de Maio, garantindo que o Festival da Eurovisão irá ouvir cantar “contra a reacção”.Assim que soube qual a música vencedora, ouviram-se apupos da plateia, que esvaizou rapidamente o Teatro Camões, em sinal de protesto pela escolha. Já os restantes concorrentes do festival aceitaram calmamente a vitória dos Homens da Luta.

Basta repara como uma fantástica música dos Deolinda que foi considerada como o ícone de uma geração foi rápidamente substituída por esta versão dos mesmos autores que agora ganham o festival, para se perceber a apetência de algumas pessoas por este género de ridicularização.

Vídeo: Que parvo que eu sou – Homens da Luta

Agora comparem com isto..

Qual é a forma mais inteligente de passar a mensagem?

5 thoughts on “Homens da Luta vencem Festival da Canção

  1. Esta vitória tem a importância que cada um lhe quiser dar.
    Eu, por exemplo, não dou importância nenhuma. Terem ganho estes ou outros quaisquer é-me completamente indiferente.
    Se fosse há 10, 20, 30, 50 ou 100 anos atrás o povo teria votado igualmente nestes gajos porque é típico do português estar sempre a queixar-se. Se calhar agora até têm razão para se queixarem (ou temos razão para nos queixarmos…), mas sinceramente, eu não dou importância nenhuma.
    Durante tanto e tanto tempo que o povo se queixou de barriga cheia que agora isto, para mim, vale o mesmo que nada.
    A opinião pública está, na minha opinião, completamente desacreditada.

  2. “escolhas de pessoas acreditadas e com provas dadas que constituíam o júri distrital” Essa tem piada, aluno de licenciatura, mediador de seguros e cantores aspirantes a concorrentes do festival da canção só são exemplo de elementos de júris sem credibilidade nacional e prova dadas no panorama da música ligeira nacional.

  3. Ouch… eu ainda não tinha ouvido a música dos Deolinda até agora. É realmente muito má e o público a aplaudir emocionado a cada linha da letra ridícula, só sublinha a pobreza de espírito a que chegámos.

    Para ser escravo é preciso estudar? Esta menina tem noção do que é ser escravo? Mesmo escravo? É que… se calhar enquanto andam por aí a lamentar-se que ninguém faz nada por eles, era boa ideia aperceberem-se de coisas importantes como o facto de que a escravatura e o tráfico humano não estão no passado…

    Só por exemplo… porque há mais barbaridades nessa letra… vejam lá, tadinha, que não tem remuneração, mas tem um carro para pagar. Bom, no meu tempo, quando não havia dinheirinho, não havia popó. E a gasolina, como a paga?

    São umas atrás das outras. Mas parabéns aos Deolinda, devem estar a vender muitos discos… pode ser que consigam sair da casinha dos pais.

  4. Estou-me pouco marimbando (tal como tu) para o Festival da Cancao mas acho que e bom terem ganho estes gajos.
    E que agora no Internacional vao, garantidamente, fazer merda e vou ajudar a mostrar a insatisfacao do povo (acho eu).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *